The Whale – Um comovente e intenso drama sobre a vulnerabilidade dos obesos mórbidos

The-Whale-Banner-1024x612

Desde sua première durante no Festival Internacional de Cinema de Veneza, em setembro de 2022, o longa-metragem The Whale, vêm causando muito burburinho, sobre esse drama intenso e emocionante, dirigido por Darren Aronofsky e escrito por Samuel D. Hunter, baseado em sua peça de mesmo nome, que tem como protagonista o ator Brendan Fraser.

O que eu gosto sobre A BALEIA é como nos convida a ver a humanidade dos personagens, que não são totalmente bons ou maus, eles têm nuances como qualquer pessoa, e vivem vidas muito ricas”, conta Aronofsky, que se interessou em adaptar a peça desde que a viu, mais de dez anos atrás.

a631dc796fc7ed7fb66281b4ea5ad118

A trama mostra um professor de literatura com obesidade mórbida, que mal consegue sair do sofá, porém o peso é apenas um de seus problemas, pois junto ele carrega distintas complicações emocionais ocasionados ao longo de sua vida que se que se confrantam dentro de si, e o levaram aos seus 270 quilos, fazendo com que seus tormentos e traumas piorem a cada dia.

O ator que sofreu várias mudanças em sua vida por conta do personagem, do qual ele se entregou completamente, para apresentar a sociedade a força e vulnerabilidade que ele tem, diante das adversidades, explicando que; “Ele tem uma melancolia que o paralisa que vem do fato de nunca poder ter sido a pessoa que queria ser. Ele carrega muitos sentimentos de culpa”, e ele ainda o defende alegando de quão foi vítima de suas próprias escolhas.

Charlie feriu as pessoas por não ser direto, não ser autêntico, e agora vive uma batalha consigo mesmo. Ele deixou de lado de acertar as contas com as pessoas que amava, e agora pode ser tarde demais para fazer isso. Quando diz aos seus alunos que precisam encontrar uma maneira de dizer a verdade, no fundo, ele está falando isso para si mesmo”, afirma Fraser.

The-whale-brendan-Fraser-sadie-sink-696x348

The Whale vai muito além da exposição do personagem, mas também remete ao preconceito contra as pessoas obesas, que muitas vezes são tratadas como invisíveis e guardam seus dramas e melancolias para si mesmo, não podendo se expressar abertamente, e são julgadas por sua aparência, com tratamentos injustos, tendo que oprimir sentimentos e relações.

Preconceito contra obesidade é uma das últimas fronteiras das maneiras de uma pessoa menosprezar a outra. Muitas vezes, as pessoas do tamanho de Charlie são invisíveis, vistas apenas por suas famílias e cuidadores. É uma forma de silenciamento. Conversando com essas pessoas, percebi que, como qualquer um, elas querem ter suas histórias contadas, e serem tratadas de maneira justa e honesta. Isso tudo foi um impulso para me levar à autenticidade do personagem”, conclui Fraser.

brendan-fraser-sadie-sink-the-whale-121422-1-21bc6c7420514a3c9672bd1fc0aa65c7

O longa que tem rececido críticas positivas e favoráveis, principalmente pela atuação veemente e comovente de Bredan, que ainda foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em filmes dramáticos, e está muito cotado para entrar entre os favoritos do Oscar 2023. Além de Fraser, o filme ainda traz Sadie Sink, Hong Chau, Samantha Morton e Ty Simpkins no elenco.

The Whale estreia nos cinemas brasileiro dia 23 de fevereiro, distribuído pela Califórnia Filmes.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário