The Whale – Um comovente e intenso drama sobre a vulnerabilidade dos obesos mórbidos

The-Whale-Banner-1024x612

Desde sua première durante no Festival Internacional de Cinema de Veneza, em setembro de 2022, o longa-metragem The Whale, vêm causando muito burburinho, sobre esse drama intenso e emocionante, dirigido por Darren Aronofsky e escrito por Samuel D. Hunter, baseado em sua peça de mesmo nome, que tem como protagonista o ator Brendan Fraser.

O que eu gosto sobre A BALEIA é como nos convida a ver a humanidade dos personagens, que não são totalmente bons ou maus, eles têm nuances como qualquer pessoa, e vivem vidas muito ricas”, conta Aronofsky, que se interessou em adaptar a peça desde que a viu, mais de dez anos atrás.

a631dc796fc7ed7fb66281b4ea5ad118

A trama mostra um professor de literatura com obesidade mórbida, que mal consegue sair do sofá, porém o peso é apenas um de seus problemas, pois junto ele carrega distintas complicações emocionais ocasionados ao longo de sua vida que se que se confrantam dentro de si, e o levaram aos seus 270 quilos, fazendo com que seus tormentos e traumas piorem a cada dia.

O ator que sofreu várias mudanças em sua vida por conta do personagem, do qual ele se entregou completamente, para apresentar a sociedade a força e vulnerabilidade que ele tem, diante das adversidades, explicando que; “Ele tem uma melancolia que o paralisa que vem do fato de nunca poder ter sido a pessoa que queria ser. Ele carrega muitos sentimentos de culpa”, e ele ainda o defende alegando de quão foi vítima de suas próprias escolhas.

Charlie feriu as pessoas por não ser direto, não ser autêntico, e agora vive uma batalha consigo mesmo. Ele deixou de lado de acertar as contas com as pessoas que amava, e agora pode ser tarde demais para fazer isso. Quando diz aos seus alunos que precisam encontrar uma maneira de dizer a verdade, no fundo, ele está falando isso para si mesmo”, afirma Fraser.

The-whale-brendan-Fraser-sadie-sink-696x348

The Whale vai muito além da exposição do personagem, mas também remete ao preconceito contra as pessoas obesas, que muitas vezes são tratadas como invisíveis e guardam seus dramas e melancolias para si mesmo, não podendo se expressar abertamente, e são julgadas por sua aparência, com tratamentos injustos, tendo que oprimir sentimentos e relações.

Preconceito contra obesidade é uma das últimas fronteiras das maneiras de uma pessoa menosprezar a outra. Muitas vezes, as pessoas do tamanho de Charlie são invisíveis, vistas apenas por suas famílias e cuidadores. É uma forma de silenciamento. Conversando com essas pessoas, percebi que, como qualquer um, elas querem ter suas histórias contadas, e serem tratadas de maneira justa e honesta. Isso tudo foi um impulso para me levar à autenticidade do personagem”, conclui Fraser.

brendan-fraser-sadie-sink-the-whale-121422-1-21bc6c7420514a3c9672bd1fc0aa65c7

O longa que tem rececido críticas positivas e favoráveis, principalmente pela atuação veemente e comovente de Bredan, que ainda foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em filmes dramáticos, e está muito cotado para entrar entre os favoritos do Oscar 2023. Além de Fraser, o filme ainda traz Sadie Sink, Hong Chau, Samantha Morton e Ty Simpkins no elenco.

The Whale estreia nos cinemas brasileiro dia 23 de fevereiro, distribuído pela Califórnia Filmes.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s