Dupla alagoana cria Contos de Griô para propagar a ancestralidade de artistas negros

grio-1170-400

A dupla alagoana de Maceió Jean Lins (arte) e Ana Cristina (roteiro), marcaram presença na CCXP22, o maior festival de cultura pop do país, para promover seus contos de Griô. A série que começou a ser publicada de forma independente em 2019, com o primeiro livro Contos de Griô: O Espelho da Verdade, uma obra adaptada para os quadrinhos para o público infantil, para contar histórias em uma coletânea de contos, fábulas e lendas dos mais diversos pontos do continente Africano.

6bcedae7-85a0-4408-a622-618f22e066cc

No primeiro livro reúne duas histórias “O Espelho da Verdade”, em que o leitor imerge para uma aventura junto com Mahura, guerreira da cidade de Ndongo, que protege as fronteiras da cidade. Em uma missão de vigília ela se depara com o espelho que une o mundo espiritual e material.

O que acontece nesse vigília muda o mundo por inteiro e para sempre. Já na segunda história, “A origem do Baobá”, descubra como a grande árvore da vida foi criada e mostra as particularidades desse ser tão antigo quanto qualquer outra história.

100f1d69-a384-470c-af26-84e9e41cad36

Agora a dupla está com um financiamento no Catarse, do segundo livro – Contos de Griô: A Origem do Tambor, que traz lendas africanas, de países como Nigéria, África do Sul e Egito, adaptadas em quadrinhos para o público infantil, com três histórias inéditas; – “A origem do Tambor é uma aventura divertida de um pequenino morador das ilhas Bijagós que em uma noite, visitou a lua e lá ganhou de presente o primeiro tambor, que virou um dos instrumentos mais importantes em diversas culturas da África.

582e5269-929f-4ac0-be87-5db9b8de92cd

A história “O coração de Baobá”, mostra Baobá, que vivia pacificamente em uma vasta planície da savana quando um dia conheceu um jovem coelho e uma hiena. O Baobá, singelo e inocente como era acabou se afeiçoando aos dois e isso causou severos problemas. E, por fim, “Por que os cães cheiram uns aos outros?”, uma história fantástica que responde um dos grandes mistérios que percorre há séculos. Por que os cães cheiram o rabo uns dos outros?; Uma fábula divertidíssima sobre dois reinos, um coração partido, e um mensageiro vaidoso.

Contos-do-Grio

O quadrinho está disponível na plataforma desde novembro/2022, e para quem garantir na pré-venda, terá uma capa exclusiva. O projeto criado pela Ana Cristina, junto com outros autores, conta em forma de fábulas, contos e lendas dos mais diversos locais do continente Africano. A ideia de que os títulos de Contos de Griô sejam produzidos por pessoas pretas explorando sua ancestralidade na arte de contar histórias.

Acesse o Social Comics para conhecer mais sobre os Contos de Griô abaixo:

Contos de Griô: O Espelho da Verdade | Contos de Griô: A Origem do Tambor

Contos-de-Grio-001

Para apoiar o Griô 2 no Catarse, basta clicar no link abaixo:

Catarse – Origem do Tambor

5

por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s