“Vai na Fé” – Uma novela envolto da crença e repleta de representatividade na TV brasileira

bb1fdc80-7cac-11ed-bb37-e22a69283380

Com direção artística de Paulo Silvestrini, Vai na Fé, a nova novela das sete da Globo estreia agora dia 07 de Janeiro (sábado) nas telinhas. A trama foi criada e escrita por Rosane Svartman, cineasta, autora, diretora e produtora cinematográfica que mantém um extenso portfólio na emissora do plin-plin. Com as novelas Totalmente Demais, Tainá, a origem, Malhação: Sonhos, Bom Sucesso, dentre outros títulos.

Quando indagada pelo colunista Nilson Xavier sobre a criação da protagonista ser de sua autoria ou um pedido da Globo, Rosane declarou ser apenas uma coincidência a novela estrear em harmonia com o quadro Altas Promessas do Altas Horas com Serginho Groisman;  Um quadro que já denota o interesse da emissora em aproximar esse público conservador, dando espaço cantores gospel.

FTKM1-h-WYA4st-LZ

A autora cita na matéria completa para o colunista Nilson Xavier que a ideia da novela surgiu em 2019 enquanto escrevia sua última novela Bom Sucesso onde notou em encontros de discussão, que a cada 10 pessoas entre 4 a 6 pessoas se denominam evangélicos.

O que o autor mais quer é criar pontes de empatia. A gente quer contar uma boa história, mas também não quer ofender ninguém“, comenta a autora.

A autora também afirma que Sol – personagem protagonista interpretada por Sheron Menezzes – está sendo escrita com o mesmo carinho que Paloma (Bom Sucesso) e Eliza (Totalmente Demais) e de igual modo compartilha o desejo de criar pontes de empatia com o telespectador de qualquer fé.

vai-na-fe-novela-globo-1200x675

A novela conta com grandes nomes no elenco como Che Moais, Elisa Lucinda, Bella Campos, Carla Cristina Cardoso, Samuel de Assis, Carolina Dieckmann, Claudia Ohana, Zé Carlos Machado que estiveram no último dia 15 de dezembro, em uma coletiva para falar um pouco mais da ansiedade dos bastidores semanas antes da grande estréia. Porém, do lado dos internautas que receberam a notícia, nos deparamos com vários comentários negativos e em tom de deboche sobre a obra ser um tanto apelativa da parte da emissora para atrair o público mais conservador.

Selecionamos abaixo alguns comentários do público sobre a expectativa com a novela encontramos em alguns perfis de notícia gospel:

“Só se for para deboche, que é isso que a Globo faz com os evangélicos.”
“Ainda tem crente que assiste globo? Tá repreendido!”
“Vai ser heresias atrás de heresias!”
“O desespero da globo em tentar levar o público cristão.”
“Já imagino a distorção das coisas… globo é expert nisso!”

Embora toda avalanche de ânimos, há também bastante celebração, pelo elenco contar com muitos atores negros. Ainda que se torne um pouco monótono ver brilhar atores talentosíssimos enquadrados exatamente em estereótipos de vida que tanto se deseja mudar na consciência da sociedade. Que venham sim, mais obras para retratar a realidade que temos, entretanto torcemos também para a normalização na mídia em retratar negros e negras em posições (ficcionais ou não) em que normalmente é raro encontrá-los.

Assim, resta-nos aguardar a estreia em janeiro para seguir a tradição sobre produções da Globo, fale-se bem ou fale-se mal, todos inevitavelmente acabam acompanhando de perto o desenrolar de cada capítulo.

por Nay Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s