O Pálido Olho Azul – Um thriller gótico, envolto de mistérios, investigações assíduas e referências

AAAABWQWujou-PRUJMYvdr-Vs-VURw-Pbva-Jzwx-CSfb-VX950o-s-Rx-D6-Itcxd-U9-BD844-TNPMs9-KHwb-Zs-Dd-T7-Gh2

O Pálido Olho Azul é um filme de suspense americano que estreou na última semana de 2022, nos cinemas estadunidenses, chegando ao catálogo da Netflix em 6 dejaneiro de 2023, escrito e dirigido por Scott Cooper, adaptado do romance de 2003 de mesmo nome de Louis Bayard.

O longa trata-se de um detetive aposentado que recruta um cadete chamado Edgar Allan Poe para ajudar a investigar um terrível assassinato na Academia militar dos EUA.

0507298-jpg-r-1280-720-f-jpg-q-x-xxyxx

O que realmente intrigou os espectadores foi a presença do personagem, que na vida real é ninguém menos que o Pai do Terror das literaturas, levando a equívoca conclusão de que Pálido Olhos Azul seria algum compilado de sua autoria.

Bayard, por outro lado, afirma que sim, se inspirou em um momento da vida de Poe, entretanto mudando os fatos, tornando a obra uma incrível ficção final.

0524458-jpg-r-1280-720-f-jpg-q-x-xxyxx

Christian Bale interpreta o experiente detetive Augustus Landor, que é chamado para investigar uma morte misteriosa na academia militar em West Point, Nova York. Alguém levou, literalmente, o coração de Leroy Fry (Matt Heim). Assim, o detetive Augustus convoca o cadete Edgar Allan Poe (Harry Melling) para investigarem juntos o assassinato que é recheado de boas reviravoltas.

O filme conta com aproximadamente 2h30 de duração em um cenário que é, por coincidência, o ambiente favorito dos contos de Poe. Porém não imagine você que este se trata de mais uma aventura alá Sherlock Holmes e Watson. August Landor é uma figura reclusa com um passado não muito agradável que tenta deixar para trás sua atividade de investigador, porém os detalhes do crime o intrigam a ponto de chamar o jovem cadete que é tão melancólico e estranho quanto ele mesmo.

TPBE-KS-012-1024x683

O filme então brinca com essa realidade ficcional trazendo alguns pontos da vida real de Poe que podem ser fiéis ou não, a sequência de mistérios que inspiraram Poe à escrever o que conhecemos de suas obras. O elenco traz, como Christian Bale (O Batman) e Harry Melling (Harry Potter), e também os atores, Gillian Anderson (Arquivo X) e Robert Duvall (O Poderoso Chefão).

O Pálido Olho Azul é uma das boas apostas de grande estreia do ano para a Netflix, já que reúne uma ótima produção, referências de um best-seller estrondoso e elenco que sabe chamar a sua atenção na telinha. Realmente tudo que desejamos em um bom thriller.

por Nay Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s