O primeiro e único romance da escritora e romancista inglesa, Emily Brontë, O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights), foi publicado pela primeira vez em 1847, sob o pseudônimo de Ellis Bell, em um romance de clima tenso da história levaram a que os críticos não compreendessem e não valorizassem por completo a obra.
Esse foi o único livro lançado de Emily, apesar de uma carta da sua editora, na qual ela havia começado a escrever um segundo romance, nada foi encontrado, pois há boatos de que alguém da sua família tenha destruído quando a doença a impediu de o terminar.
Mas a obra O Morro dos Ventos Uivantes, é um romance que conta a história de duas famílias da pequena nobreza que vivem nas charnecas de West Yorkshire, os Earnshaws e os Lintons, e suas relações turbulentas com o filho adotivo dos Earnshaws, Heathcliff. O romance foi influenciado pelo romantismo e pela ficção gótica.
Uma obra considerada um dos maiores romances já escritos, apesar de haver controversas de críticas, por suas representações de crueldade mental e física, incluindo violência doméstica, e por seus desafios à moral vitoriana e aos valores religiosos e sociais.
O livro foi muito bem aceito pelo editor Thomas Newby junto com Agnes Gray de Anne Brontë antes do sucesso do romance de sua irmã Charlotte , Jane Eyre , mas eles foram publicados posteriormente. Após a morte de Emily, Charlotte editou uma segunda edição de Wuthering Heights, que foi publicada em 1850. Ele inspirou uma série de adaptações em várias mídias, incluindo a canção de mesmo nome da cantora e compositora inglesa Kate Bush.
Wuthering Heights, mesmo sendo o único livro da da escritora britânica Emily Brontë, atualmente é considerado um clássico da literatura inglesa, recebeu fortes críticas no século XIX, sendo traduzidos em diversos idiomas, além de várias adaptações para televisão, cinema e até a música, que originou um álbum do grupo musical Genesis: Wind and Wuthering: o título do álbum é uma alusão a Wuthering Heights, e a faixa “Afterglow” aos personagens Heathcliff e Catherine.
Nos cinemas, a última produção sobre a autora, na qual citou o livro, foi o filme Emily, dirigido pela australiana Frances O’Connor baseado na vida de Emily Brontë, que foi interpretado pela atriz britânica Emma Mackey. O filme acompanha os conflitos entre elas e também a relação tumultuada com o irmão.
Atualmente o livro O Morro dos Ventos Uivantes, está disponível diversas editoras (e-book e físico) e também nos e-commerce como Amazon, que tem à disposição do último livro relançado em dezembro de 2022.