Emily Brontë – Uma mulher sonhadora e além do seu tempo

Emily

A escritora e poetisa britânica Emily Jane Brontë, autora de um dos clássicos da literatura inglesa O Morro dos Ventos Uivantes, vivia reclusa e introvertida e escrevia sob o pseudônimo masculino de Ellis Bell. Emily era a mais velha das irmãs, Charlotte e Anne, ela vinha logo depois de seu irmão Patrick, que todos o chamava de Branwell.

Emily nasceu em Thornton, Yorkshire, na Inglaterra, em 30 de julho de 1818, era filha do vigário Patrick Brontë e Maria Branwell, que logo após a morte de sua mãe, ainda muito pequena aos três anos de idade, sua tia Branwell foi morar com eles para ajudar cuidar dos sobrinhos, então Elizabeth e Charlotte foram mandadas para um colégio interno em Cowan Bridge, onde sofriam castigos, alimentavam-se mal e não dormiam, devido ao frio.

3

Emily juntou-se a elas durante algum tempo quando tinha seis anos. Quando uma epidemia de febre tifoide atingiu a escola, Maria e Elizabeth ficaram doentes e a primeira foi enviada para casa, onde morreu pouco tempo depois. Que após a morte de Maria, o pai resolveu levar as crianças, definitivamente, de volta para casa, porém Elizabeth acabou por falecer depois do seu regresso.

Muito criativa, ela e seus irmãos criavam histórias de terras imaginárias – (Angria, Gondal, Gaaldine), na qual eles acabavam escrevendo sobre, dessas tais terras, eram relatadas em detalhes, em jornais e outros artigos na qual eles costumavam escrever e onde seus soldados de chumbo, costumavam morar. Porém nem todos os trabalhos de Emily sobreviveram nesta época, exceto por alguns poemas declamados pelas personagens e a lista de personagens de Gondal elaborada por Anne.

0324865-jpg-r-1280-720-f-jpg-q-x-xxyxx

Seu irmão adorava pintar retratos de suas irmãs, enquanto criava Branwell, bebia e Emily se isolava do mundo, enquanto Charlotte ia para Roe Head, em que foi convidada a lencionar e acabou levando sua irmã para poder se abrir e acabar com sua timidez, porem ela acabou não se integrando ao ambientou e voltou para casa, e sua irmã Anne, já se preparava para ocupar seu lugar em Roe Head.

Branwell, começou a se perder mais ainda na bebida, bebia imoderadamente, contava mentiras, não seguia a carreira promissora que o seu talento e o esforço do pai prenunciavam, e nem chegou a realizar os exames preparatórios na Academia de Belas-Artes de Londres, para onde o pai o mandara.

author-5e97012f86fce

Aos 20 anos Emily se tornou professora na Law Hill Scholl, em 1938, porém devido aos problemas de saúde devido o estresse de trabalhar de 17 horas, foi nesta época que voltou para casa e acabou se dedicando às tarefas domésticas e a ensinar catequese. Ela aprendeu alemão sozinha através de livros e tocava piano. Sempre solitária a jovem compunha seus versões entre os intervalos de seus afazeres, além de se corresponder com sua irmã Charlotte, que estava em Bruxelas, ela enviava versos aos poetas William Wordsworth e Southey.

1

As irmãs se dedicaram a estudar francês e alemão, a tal modo que Héger lhes pediu que ficassem mais seis meses em Bruxelas. Ele até propôs despedir o professor de Inglês da sua escola e oferecer o emprego a Charlotte, enquanto Emily ensinaria música. Porém, a doença e a morte da tia delas obrigaram-nas a regressar a Haworth.

Com a morte da tia, os irmãos voltaram a reunir, com planos de fundar uma escola, Anne e Branwell vão trabalhar de preceptores, e Emily e Charlotte ficam em Haworth. Então Charlotte descobriu os poemas de Emily e decidiu publicá-los, juntamente com os seus de Anne, e no ano seguinte uma pequena editora acabou aceitando em publicar um livro a expensas das próprias autoras, que foi usada como herança da tia. Porém apenas dois exemplares foram vendidos, apesar da boa repercussão da crítica. Mas três irmãs não desanimaram, e cada uma começou a escrever sua narrativa.

Emily-600x338-1

Foi essa história cheia de dramas e emoções que a diretora Frances O’Connor lançou uma biografia cinematográfica de Emily, na qual foi interpretada pela atriz britânica Emma Mackey. A trama é um retrato parcial do que foi a vida da esritora Emily Brontë, concentrando-se em um relacionamento romântico fictício com o jovem curador William Weightman.

Uma história que começa do fim da vida Emily, e então adentra até o começo de sua história, em que ela vive mundos fictícios e uma paixão avassaladora com William Weightman, que foi contratado por seu pai para lhe ensinar francês, o que o fazem a discutir constantemente sobre filosofia religiosa. Já seu irmão Branwell, a encoraja a beber e brincar, que adora olhar pela janela de uma família local e assustá-los à noite.

filmes-16428-g0381024-jpg-r-1920-1080-f-jpg-q-x-xxyxx

Emily e Weightman a cada dia que passa ficam mais próximos, tendo um envolvimento romântico e sexual, e quando Charlotte retorna para casa, começa a suspeitar dessa afinidade entre os dois, em faz com William termina abruptamente o relacionamento deles. Isso a deixa arrasada e com raiva e desconta sua raiva no irmão, por suas
tentativas de ficção são clichês e banais.

Mas com o passar do tempo, Weightman escreve a Emily uma carta instando-a a mudar de ideia, que ele entrega a Branwell, que lê seu conteúdo e não repassa a mensagem, e Emily acaba tendo uma visão de Weightman e logo depois recebe a notícia de que ele morreu. Com seu irmão muito doente, ele acaba entregando a carta a Emily, e com sua morte, ela começa escrever Wuthering Heights.

filmes-16428-g5078124-jpg-r-1920-1080-f-jpg-q-x-xxyxx

Mas ela não viu o repercussão de êxito de sua única, pois logo após a morte de seu irmão, a escritora começou adoecer e no leito de morte ela confessou para Charlotte que estava apaixonada por Weightman e pede a Charlotte que queime as cartas de amor entre os dois depois que ela morrer. Charlotte o faz e começa a escrever suas próprias obras.

filmes-16428-g0352945-jpg-r-1920-1080-f-jpg-q-x-xxyxx

Emily estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2022 antes de ser lançada nos cinemas no Reino Unido pela Warner Bros. Aqui no Brasil, o filme foi lançado no dia 5 de janeiro de 2023 e além de Emma Mackey, o longa conta conta com Fionn Whitehead, Oliver Jackson-Cohen, Alexandra Dowling, Amelia Gething, Adrian Dunbar e Gemma Jones.

por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s