O espaço sempre foi algo que mobilizou e instigou o ser humano, para desvendar seus mistérios e segredos e revelar novo corpos celestes que por lá habitam e precisam ser estudados, para que a humanidade conheça mais sobre essa imensidão que está acima de nossas cabeças.
E visando essa ideia em buscar e aprimorar esses conhecimentos, cientistas de diferentes campos da física e astronomia estão se conectando para facilitar e deixar essas conecpção ainda mais próxima das pessoas civis, com descobertas inerentes e simplificadas desses corpos celestes em distintas diferenciações existentes.
Entre esses pesquisadores estão a jovem pesquisadora e Engenheira Biomédica, Lorrane Olivlet, que descobriu não apenas um, mas quatro asteroides em sequência, o que lhe rendeu a inscrição no projeto de caça a asteroides da NASA, o International Astronomical Search Collaboration, programa de ciência cidadã que conta com a colaboração de cientistas amadores do todo o mundo para fazer descobertas astronômicas.
Desde então, Lorrane passa horas analisando e desvendando mistérios do espaço, analisando imagens e capturas feitas pelo telescópio Pan-STARRS, localizado no Monte Halekala, no Havaí. Além de ser uma difunsora científica na área de astronomia, realizando palestras, debates e observações com telescópio do céu aberta ao público, com seu grupo de divulgação InSpace, levando entendimento e aproximação aos estudantes de escolas e universidade aos assuntos relacionados ao espaço e em STEAM.
Para intensificar ainda mais suas pesqusias, Lorrane lançou seu primeiro livro, Meu Primeiro Contato Com o Céu, uma obra que visa mostrar um pouco sobre o sistema solar e suas curiosidades, com imagens selecionadas imagens diretamente da NASA para que ao leitor possa viajar e aprender sobre mundos inexplorados e diferentes da Terra.
A partir disso, ela foi a responsável por convidar e organizar as palestras do embaixador do Solar System da NASA. A pesquisadora ainda é embaixadora do IAAC (Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica) e também faz parte do podcast sobre o Sistema Solar do SapiCiência x InSpace.
Uma representação ímpar e significativa para mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser, seja na Terra ou no espaço, a curiosidade e e intensidade em adentrar as diferentes formas do saber, torna a humanidade mais sagaz e indagadora, criando uma nova geração de pessoas pensantes e envolvidas em novos paradigmas e intensos em entender mais sobre o universo do qual habitamos.