Sabe quando você tem planos de uma vida nova e diferente, mas o destino te leva para um caminho distinto e muito mais intenso daquele que você esperava? Pois bem, esse resumo poderia muito bem ser representado no drama coreano Trinta e Nove, aonde três amigas prestes a fazer 40 anos, terão que aprender algo intenso e profundo sobre a vida, o amor e perdas.
Mi-jo, Chang-young e Jo-hee se conheceram na época do colégio, há mais de 20 anos atrás, e desde então, elas estão sempre juntas, até na época da faculdade, em que cada uma optou seguir sua vida paralela, a amizade se permaneceu fiel e estável. E agora, que estão com 39 anos e pronta para dar um novo capítulo em suas vidas, uma tragédia está prestes a acontecer.
Quando a médica Mi-jo pensa em tirar um ano sabático, e se mudar para os Estados Unidos, algo terrível sucede, pois após alguns exames de rotina que as três fizeram, os seus planos se cambiaram por completo e sua dedicação seria extremamente fazer Chang-young ter os melhores momentos de sua vida. Afinal, a aspirante a atriz e professora Young havia sido diagnosticada com uma doença terminal, e essa notícia colocou a vida das amigas em alerta máximo, tornando mais veemente e memorável os últimos meses que restavam, e elas queriam lembram com alegria, e não apenas de tristeza e sofrimento, fazendo com que as lembranças significativas de uma vida fossem transcrita pelo amor e amizade que elas sempre tiveram uma pela outra, vivendo intensamente cada dia, sem se importar com o amanhã, que pode não chegar.
Então, ao longo dos 12 episódios, o espectador se envolve na narrativa de Trinta e Nove, que explora a vulnerabilidade dos personagens desde suas compulsões emocionais e a timidez, como a de Jo-hee, que limita sua vida a uma simples rotina, sem entregar aos impulsos eloquentes recorrentes ao destino, e tampouco a um verdadeiro amor, mas com o apoio de suas amigas, seus desejos são tomados e os sonhos realizados, onde ela encontra não apenas um novo destino para sua vida, mas também o chef Hyun-joon, que vive uma romântica e intensa relação de amor e amizade.
Assim como Mi-jo, que nunca pensou que um dia encontraria alguém que a completaria e fizesse acreditar ter sua própria família. Apesar de ela ter sido criada por uma família amorosa e afetuosa, ela nunca se esqueceu de sua origem no orfanato, local onde ela visitava com frequência e foi a porta de entrada para conhecer See Woo, um rapaz desiludido com o amor e o próprio pai, que retorna a Coréia para reencontrar sua irmã mais nova, que está perdida se entregando aos prazeres doentios e mundanos, ao invés de seguir seu talento mútuo como pianista. Porém, ela também será fundamental para expôr outro tema delicado abordado na série, que é sobre adoção e suas nuances em aceitar um filho adulto, que não é seu.
Ainda, a trama traz as descobertas envolventes de Chang-young e Jin-seok, que sempre foram apaixonados um pelo outro, mas o destino fez com que eles mantenham apenas uma grande e intensa amizade entre eles, mas após a descoberta a doença de Young, Seok descobre segredos terríveis sobre seu casamento e se divorcia, para desfrutar os últimos momentos ao lado da mulher que ele ama de verdade, dando uma vivência genuína de uma relação de amor e cumplicidade, em um romance de amizade e companheirismo.
Trinta e Nove é mais do que um drama sobre morte e a chegada aos 40 anos, mas sim uma história sobre viver e aproveitar a vida com plenitude e relevância, em que três amigas se entregam ao máximo as oportunidades de estarem juntas e felizes, construindo momentos e memórias, para que o tempo seja eternizado para sempre na memória e no coração delas, até seus últimos dias por aqui.
Essa é uma série emocionante que mostra que aqueles que se vão, mesmo que muito cedo, nunca se vão de verdade, pois eles ficam para sempre no coração de quem ele cultivou amor e amizade, e assim como essas como Jo-hee e Mi-jo, que apesar de sofrer pela morte de Chang-young, que mesmo doente terminal, fez de tudo para que sua ausência não fosse uma tristeza eterna na vida de suas irmãs de alma. Em uma trama de superação e cumplicidade, que conecta os corações e as emoções em uma única sintonia.
Trinta e Nove é dirigida por Kim Sang-ho e estreladopor Son Ye-jin, Jeon Mi-do e Kim Ji-hyun, respectivamente Cha Mi-jo, Jeong Chan-young e Jang Joo-hee. Além de Yeon Woo-jin (Kim Seon-woo), Lee Moo-saeng (Kim Jin-seok) e Lee Tae-hwan (Park Hyun-joon) e completam o elenco principal. A série estreou em Fevereiro de 2022 no canal sul-coreano JTBC e ao redor do planeta, está disponível no catálogo de streaming da Netflix, sendo um êxito eminente desde seu lançamento.