Agora é pra valer… O grande Maurício de Sousa, começou sua candidatura para integrar a Academia Brasileira de Letras após visitar à sede da ABL no Rio de Janeiro. O autor e quadrinista brasileiro, que influenciou e influencia muitas crianças pelo Brasil, e que pertence aos quadros da Academia Paulista de Letras, agora está se candidatando à vaga da cadeira 8 da Academia Brasileira de Letras (ABL), até pouco tempo ocupada pela eminente professora Cleonice Berardinelli, grande estudiosa do poeta Fernando Pessoa, que tanto honrou a língua portuguesa.
Maurício de Sousa desde pequeno sempre foi influenciado por seus pais na área literária, já que sua mãe era professora, e sempre lia com ele. O desenhista de 87 anos, é de uma família de poetas e contadores de histórias em Santa Isabel, no interior de São Paulo, que ainda criança se mudou para Mogi das Cruzes, onde descobriu sua paixão pela arte, começando a desenhar e criar seus primeiros personagens.
Mas ele queria mais que isso, então aos 19 anos foi para a capital paulista tentar trabalhar como ilustrador na Folha da Manhã (hoje Folha de S.Paulo). No entanto, conseguiu apenas uma vaga de repórter policial, um personagem que criou para poder tirar sua timidez para assim, conversar com suas fontes, assim ele se sentia mais a vontade para produzir suas matérias.
Porém sua vida sempre foi nos quadrinhos, e foi em 1959 que Maurício publicou sua primeira tira diária, com as aventuras do garoto Franjinha e do seu cãozinho Bidu. As tiras de Mauricio de Sousa espalharam-se pelos jornais de todo o país, levando-o a montar um estúdio que hoje dá vida a mais de 400 personagens. Só em 1963, que ele virou sua personagem principal, na qual ele se baseou em sua filha Mônica, quando tinha 5/6 anos de idade.
A primeira revista da Mônica foi lançada em 1970, em que recebeu o mais importante prêmio do mundo dos quadrinhos, o troféu Yellow Kid, em Lucca, na Itália. Seguindo o sucesso de Mônica, outros personagens também ganharam suas próprias revistas, que já passaram pelas editoras Abril e Globo e atualmente estão na Panini.
Agora um dos maiores mestres dos quadrinhos e da literatura nacional, está se candidatando para uma vaga da para ABL, que segundo Maurício ele quer entrar para Academia Brasileira de Letras, pois ele se encantou com os acadêmicos em sua última visita à sede no Petit Trianon no Rio de Janeiro.
Um dos autores que mais influenciou e educou as crianças em todo Brasil, e essa candidatura à ABL, irá reunir esforços com todos os acadêmicos em levar a importância desta entidade secular para que crianças e jovens conheçam mais a nossa literatura e grandes autores que por lá estão e já estiveram.
Maurício de Sousa é um dos poucos autores que levou os quadrinhos, para outras outras mídias, como teatro, o cinema, a televisão, a internet, parques temáticos e até para exposições de arte. Além de popularizar sua arte, influenciando e incentivando milhares de crianças pelo mundo a fora.