O Prêmio MUS nasceu com a premissa de promover e difundir artistas e bandas independentes, e ampliar a cultura musical do país, idealizado fotógrafo e produtor cultural Marcelo Rossi juntamente com a empresária, curadora, artista, musicista, ex-VJ MTV, atriz e apresentadora, Mariana Eva aka Madame Mim, ele visa dar oportunidade referente que os músicos necessitam para compartilhar sua obra, muitas vezes escondida dentro de uma bolha segmentada.
“A ideia veio de uma necessidade do mercado de ter um espaço para bandas novas terem visibilidade. Tem muitos projetos musicais muito bons no Brasil hoje que não tem como chegar na midia ou público. A vida moderna foi absorvida e submetida aos algoritmos e acreditamos que a curadoria é imprescindível para trazer a tona novos talentos“, afirma Mariana Eva sobre o anseio em desenvolver o projeto da premiação, que ainda completou dizendo que “divulgar novos artistas através de um hobby de mídias pequenas, médias e grandes e o apoio e apadrinhamento de artistas já consagrados“.
O prêmio conta com um apadrinhamento forte de músicos, empresários, jornalistas e produtores, que estão sempre em busca de algo novo, intenso e visceral, que faça com que o público se sensibilize com a essência musical envolto na produção e não apenas na frivolidade ao torno, colocando sempre a música como peça fundamental da relação entre o MUS e os artistas, por isso há “um time de curadores fortes e competentes que trabalham no meio musical para alinhar essa curadoria“, comenta Mari.
E através dessa curadoria, das quais muitos músicos enviam seus materiais à eles, ou até mesmo aqueles que chegam aos seus ouvidos, eles trabalham durante um ano, analisando e evidenciando os maiores destaques na cena alternativa, trazendo a veracidade eminente, dando uma oportunidade de fortalecer ainda mais a cena musical do país, com conteúdos de qualidade, flexíveis, leves e dinâmicos, levando diversão e entretenimento levado diretamente aos fãs de música.
Assim foi a análise para a primeira edição do prêmio. “Primeiro os curadores sugerem artistas que estão tendo destaque no cenário nacional. também temos uma inscrição pelo site onde as bandas novas podem se cadastrar para os curadores conhecerem. Depois esses artistas sao afunilados entre os curadores. Depois pegamos dicas dos curadores de indicados em cada categoria através de um formulário e no final enviamos os selecionados para o voto final do vencedor de cada categoria“, explica a empresária.
O Prêmio MUS nasceu para difundir e agregar os talentos, sem o âmago inerente do projeto, criar uma conexão entre a arte e cultura musical, incentivando àqueles que só querem um palco para mostrar seu som e curtir com o público, e realizar uma grande festa da música nacional, da qual os organizadores e curadores estão animados para a realização deste grande feito que acontecerá no dia 4 de Outubro, no Vibra São Paulo, com apresentação de Robson Nunes, grandes artistas confirmados e cinco bandas novas que irão mostrar seu talento ao vivo.
Essa realização será muito mais do que um simples prêmio musical, mas também tem seu cunho social, desenvolvendo e ampliando a cena da música brasileira, “canalizar o talento que está espalhado pelo Brasil e não tem um lugar de reconhecimento. Ver crescer artistas independentes para o mainstream e trazer a música boa de volta aos palcos e ouvidos do público“, finaliza Mari Eva.




