O selo da Mauricio de Sousa Produções (MSP), Graphic MSP, ultrapassou a marca de um milhão de exemplares vendidos. A linha do selo Mauricio de Sousa Produções e da Editora Panini é o mais premiado e mais lido dos quadrinhos brasileiros voltados para o público jovem adulto. O projeto criado em outubro de 2012, com o primeiro exemplar do Danilo Beyruth, Astronauta: Magnetar, se originou da série MSP 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Artistas, iniciada em 2009.
Uma das séries mais premiadas do mercado, com diversos troféus HQMIX (Oscar dos Quadrinhos no Brasil), conquistando até o Prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro) pela obra, Jeremias – Pele, em 2019. As graphic novels tem como seu maior êxito, formatar um mercado de quadrinhos para jovens e adultos que alavancou o interesse de outras editoras para publicação de material de outros grandes autores brasileiros.
O projeto vem dando frutos além dos quadrinhos, atingindo outros meios, com os filmes em live-actions baseados em suas publicações, como Laços e Lições, de Vitor e Lu Cafaggi, renderam a entrada da MSP nos live-actions com grande sucesso; e o Astronauta de Danilo Beyruth inspirou a série de animação que será lançada pela HBO nos próximos meses. Além disso, Jeremias – Pele, de Rafael Calça e Jefferson Costa, ganhará uma série live action em breve.
O criador dos personagens Mauricio de Sousa apoiou o projeto desde o início, estimulando novos desenhistas a serem conhecidos pelo público, assim expandindo ainda mais o mercado dos quadrinhos no Brasil.
“Eu quero cada vez mais ver meus personagens se transformarem nas mãos de tão grandes desenhistas brasileiros. A cada novo projeto, meu coração bate mais forte, e o desafio que o Sidney Gusman propõe a cada autor vira uma onda de expectativa nos leitores da Turma da Mônica que, pelo sucesso, está dando muito certo”, afirma Mauricio.
Ao todo já são mais de 39 edições já lançadas só em 2023, e ainda este ano sairá a 40ª, Magali – Receita, da Carol Rossetti, que sairá na CCXP, em dezembro. Esse projeto da Graphic MSP é um novo impulso editorial no país, e vem conquistando milhares de novos leitores jovens e adultos, que estavam precisando de estímulo para voltarem a ler quadrinhos, e isso acabou estimulando para leitores se manifestassem interesse em conhecer obras de outras editoras e, especialmente, de novos autores independentes.
Segundo o editor do selo da MSP, Sidney Gusman, “esse sucesso demonstra não só a visão e grandeza de Mauricio de Sousa em ceder seus personagens para os outros autores brasileiros fazerem releituras em seus próprios estilos, como em perceber que seus personagens estão no DNA de toda uma nova geração de profissionais que deram tudo de si para fazer o melhor trabalho em homenagem a essas propriedades intelectuais. “Desde que ofereci o projeto ao Mauricio, acreditava no potencial dos materiais e apostava que muitos outros projetos poderiam advir das Graphics MSP. Felizmente, eu acertei”, completa Gusman.
A Graphic MSP é um estimulo não só aos leitores, mas aos novos desenhistas, que fazem o seu melhor, para que tenham seu trabalho veiculado a marca MSP e assim fazerem parte na história do quadrinho nacional, assim sendo uma redescoberta dos leitores e uma lembrança de que as histórias em quadrinhos são para todos os públicos.




