A Bienal do Livro sem dúvida é um dos eventos favoritos do Brasil, independente do estado ou a cidade que aconteça, qualquer Bienal é motivo de festa e alegria, aos leitores e fãs da literatura. E claro que a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo já é um dos eventos mais aguardados para 2024, e promete uma interação singular e inerente com os visitantes que passarem pelo Distrito Anhembi durante os dez dias de feira.
Nesta semana, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou as principais atrações do evento, e os curadores de cada área, todas imersivas e interativas para que os visitantes se sintam acolhidos e envolvidos em cada espaço dessa Bienal do Livro que promete ser ainda mais visceral e convidativa.
“Estou muito feliz e empolgada com este time de curadores que estará à frente de toda a programação com muita experiência e competência. Tenho certeza de que mais uma vez a Bienal de São Paulo será inesquecível para os visitantes, com experiências que irão conectar crianças e adultos ao universo mágico da literatura. Vale destacar o papel da liderança feminina neste grupo que reforça o nosso compromisso com a diversidade”, afirma a presidente da CBL, Sevani Matos.
Entre os áreas diversificadas, algumas serão mantidas e ampliadas, e outras chegarão com grandes surpresas e entrosamento para o público, ao longo da programação de mais de 1.500 horas, aonde os curadores têm um grande desafio em contemplar seus distintos espaços para interagir adultos e crianças, om temas contemporâneos e que abarcam a diversidade em todos os aspectos.
Espaços como Arena Cultural, Cozinhando com Palavras, Salão de Ideias e Espaço Cordel e Repente, além do Espaço Infâncias e também, aqueles mais didáticos e colaborativos como a BiblioSesc e Espaço Educação, sem contar no Papo de Mercado, que contará com uma variação de experiência e troca de ideias com profissionais, como editores, livreiros, distribuidores e gráficos, dando dicas e sugestões para aqueles que querem adentrar ao mercado literário e publicar suas obras.
Em 2024, a Bienal do Livro de São Paulo convida a Colômbia para ser o país homenageado da feira, trazendo suas riquezas e diversidades culturais e literárias, a apresentação será repleta de atividades, painéis e reciprocidade, em uma festividade única e imersiva as agnições representativas dos nossos vizinhos colombianos.
A Bienal do Livro ainda conta com uma exposição de diferentes editoras, livrarias, distribuidores e editoras independentes, trazendo os maiores autores e os lançamentos mais inéditos, autênticos e originais, para compartilhar de forma inerente e específica em um conexão genuína e visceral, deste evento primordialmente sem igual, que acontece nos dias 06 e 15 de Setembro de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo.






