Gilberto Gil recebe título honorário por sua contribuição à cultura brasileira pela URCA

Whats-App-Image-2024-07-10-at-20-15-09

Gilberto Gil é mais do que apenas um cantor e compositor brasileiro, é um patrimônio cultural do Brasil, com suas obras significativas e memoráveis, o artista representa de forma visceral e autêntica, sendo um ícone da cultura popular até os dias de hoje, além de se destacar por suas contribuições à cidadania da cultura nacional, sendo representado tanto pelas artes quão pelas políticas públicas.

Visando essa notoriedade, Gil foi condecorado com o título de ‘doutor honoris causa‘ nesta semana, Universidade Regional do Cariri (URCA), ladeado pela Mestra Maria Tiê e pelo Mestre Aldenir, sendo recebido com plena emoção e aclamação pelo público presente, onde ele sentou na poltrona de mestre Espedito Saleiro, e entrou cantarolando “Lamento Sertanejo“, canção composta por Dominguinhos, que foi interpretada pelo grupo musical do município de Campos Sales, e o músico recebeu tamanha honra com glória e honradez.

450947562-1002687991343819-6785489542070663584-n

A gratidão por essa honraria só não é maior que o orgulho de fazer parte dessa riqueza, dessa grandeza, dessa terra ardente, de ser irmão dessa sagrada gente desse chão. Obrigado de coração“, discursou Gil após receber o diploma.

Em um momento único e memoroso a cerimônia foi marcada por distintas representações referentes e simbólicos da cultura brasileira, por sua veemência significativa por suas obras e projetos mediante à arte nacional, construindo uma identidade ímpar e ser inspiração à poeta e artistas, tanto que em um momento da homenagem, o atual secretário do Minc, Márcio Tavares, e mestres da cultura entoaram versos para Gil afirmando sua singularidade artística; “Ancestral contemporâneo, Gilberto Gil orixá conterrâneo“.

Diplomacao-Gilberto-Gil-Centro-Cultural-do-Cariri-09-1024x685

O artista ainda recebeu a coroa do reisado do Cariri, confeccionada pelas mãos do mestre Tarcísio do Reisado São Miguel, pelas mãos do mestre Altenir e também, a espada confeccionada pelo mestre Valdir do Reisado Arcanjo Gabriel, pela mestra Flatenara Silva, em uma grandiosa honraria para esse artista significativo e autêntico, que ao longo de suas oito décadas e mais de 60 anos da vida artística, conquistando gerações pela veracidade e voracidade em representar com intensidade a cultura popular brasileira.

A cerimônia aconteceu na última quarta-feira (10), no Centro Cultural do Cariri, localizado no Crato, município do estado do Ceará, situdo no Cariri cearense.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário