A Prefeitura de São Paulo celebra o centenário da Biblioteca Mário de Andrade com o 5º Festival Mário de Andrade, que acontece neste sábado (25) e domingo (26). A programação inclui teatro infantil, leituras cênicas e o monólogo de Othon Bastos, todos com entrada gratuita.
Para o público infantil, o espetáculo O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, da Cia Novelo, conta de forma divertida o encontro entre um gato solitário e uma andorinha sonhadora. A apresentação será no sábado, às 14h, no vão livre da Praça das Artes, trazendo reflexões sobre empatia, respeito às diferenças e liberdade.
O festival também oferece atividades interativas para crianças. Na oficina Júlio convida: vamos ler juntos?, o personagem Júlio conduz a criançada por uma experiência lúdica de literatura e teatro, mostrando como os livros podem despertar descobertas e criatividade.
A atividade será domingo, às 15h, na Sala de Convivência da Praça das Artes. Com 92 anos, Othon Bastos segue ativo nos palcos brasileiros e apresenta o monólogo Não me entrego, não!, revisitando memórias pessoais e profissionais em um espetáculo intimista que celebra sua trajetória. A peça, escrita e dirigida por Flávio Marinho, será exibida no Centro Cultural São Paulo, com retirada de ingressos duas horas antes da apresentação. Os horários são sábado, às 20h, e domingo, às 18h.
Além das apresentações, o festival presta homenagem aos artistas Flávio de Carvalho e Mário de Andrade com o cortejo O Bailado do Deus Morto, do Teatro Oficina Uzyna Uzona. O percurso leva o público do retrato a óleo de Mário de Andrade até a Praça das Artes e será realizado no sábado, em dois horários, às 13h30 e às 15h.
Programação:
Sábado (25/10)
Cortejo “O Bailado do Deus Morto” – 13h30 e 15h | Trajeto BMA – Praça das Artes – BMA
Monólogo “Não me entrego, não!” – 20h | Centro Cultural São Paulo
“O Gato Malhado e Andorinha Sinhá” – 14h | Praça das Artes
Leitura de Neca – Romance em Bajubá – 19h30 | Terraço da BMA
“Dois Perdidos Numa Noite Suja” – 20h | Auditório da BMA
Domingo (26/10)
“Júlio convida: vamos ler juntos?” – 15h | Sala de Convivência da Praça das Artes
“100 anos de Mrs. Dalloway” – 18h | Auditório da BMA
“Losango cáqui – Poesias Centenárias de Mário de Andrade” – 20h | Auditório da BMA
Monólogo “Não me entrego, não!” – 18h | Centro Cultural São Paulo
por Vitor Feitoza



