A PerifaCon 2025 foi um evento incrível. O Barquinho Cultural esteve presente e pôde aproveitar de perto esse evento feito com tanto carinho. Participamos da abertura do evento com a apresentação da fundadora, Andreza Delgado, que foi a simpatia em pessoa e, além de conduzir o evento de forma incrível, estava sempre disposta a ajudar, com um sorriso no rosto. Essa energia se refletiu no evento, que estava com uma atmosfera maravilhosa.
O festival contou com cosplayers incríveis! Tinha de tudo desde crianças e adolescentes com máscaras ou camisetas de personagens até fantasias mais elaboradas, como Homem-Aranha, Wandinha, Big Smoke, Estelar, Princesa Luna, Irmão do Jorel e Lara, entre outros.
Tivemos também pessoas como a família Crazynime, que fez um cosplay impressionante de Silent Hill, com uma fantasia que levou um mês para ficar pronta. O nível de preparo deles e de muitos outros cosplayers no evento estava surreal, e deu até vontade de ir fantasiado no próximo!
Além dos muitos cosplayers, tivemos apresentações muito bacanas, como a do grupo Martial Force, que fez uma demonstração de luta com sabres de luz. As coreografias foram muito bonitas, e eles ainda chamaram a plateia para tentar quebrar tábuas de madeira usando os sabres.
Outro momento interativo e igualmente incrível foi quando Juliano Enrico, criador de Irmão do Jorel, subiu ao palco para ensinar à plateia como desenhar o personagem. Algumas crianças também tiveram a oportunidade de criar suas próprias versões do desenho.
O evento contou com uma sessão de autógrafos com a equipe de Irmão do Jorel. E aguardem, pois em breve sairá nas redes e aqui no site a entrevista com Zé Brandão, criador de Tromba Trem e fundador do Copa Studio, estúdio responsável por Irmão do Jorel, Historietas Assombradas, Tromba Trem e Acorda, Carlo!.
Zé conversou com OBC e conversou sobre Irmão do Jorel, o projeto AnimaTV, o processo de gravação de vozes e deixou um recado especial para quem está começando no mundo da animação. Outro entrevistado pelo’O Barquinho foi PH Cortês. O influenciador participou do evento para palestrar sobre criação de conteúdo e nos deu uma palinha sobre o protagonismo negro nas produções nacionais. Ele também elogiou os cosplayers do evento. Em breve, a entrevista completa estará disponível nas redes sociais e na página d’O Barquinho Cultural.
OBC também conversou com outros criadores, e um dos mais criativos foi Rex, do canal Blackazzul. Ele faz lives na Twitch jogando League of Legends enquanto explica temas políticos para seus seguidores.
O evento contou com muitos, mas muitos artistas independentes, todos cheios de talento! Da PerifaCon certamente sairão muitos frutos e grandes oportunidades para o futuro.
Na área de jogos, um dos destaques foi o pessoal da Fogo Games, que apresentou uma versão do nosso tão amado futebol de rua: Superkid Street Soccer Golzinho. O jogo, em 3D, traz ótimos gráficos, gameplay fluida e é muito divertido de jogar.
A PerifaCon foi um evento maravilhoso, e já aguardo ansiosamente pela PerifaCon 2026! A Fábrica de Cultura do Jardim São Luiz foi o palco de um momento muito importante para a comunidade nerd da quebrada.
O evento estava repleto de crianças, que foram acompanhadas de suas famílias ou escolas, e todo mundo que estava lá se divertiu muito. O Barquinho Cultural está muito feliz por ter feito parte disso.
por Richard Henrique




Perifacon é um dos usos mais maravilhosos que se tem pras Fábricas de Cultura do governo do Estado de SP. Queria uma Fábrica de Cultura aqui pro lado de Carapicuiba, onde eu moro!
CurtirCurtir