Um romance envolto de temas singulares e característica peculiares, de uma narrativa sombria e intensa, tal como é subjetivo nas obras da autora Fernanda Castro, finalista do Prêmio Jabuti 2024 na categoria “Romance de Entretenimento” com o livro Mariposa Vermelha.
O romance Lágrimas de Carne, é uma fantasia de ficção científica em que coloca em debate temas relevantes como morte, autoridade e família, descrito de maneira dinâmica e objetiva, a autora transcende o leitor a acompanhar a relação disfuncional entre uma mãe e seus filhos.
O livro apresenta uma carpideira que vai além de prantear mortos, mas também limpar as mágoas da humanidade e guiar a alma até a beira do mundo. Porém, esse trabalho pode ser um pouco desgastante e cansativo, que precisa de que seus filhos adotivos sigam seu caminho, e para isso, ela manipula-os para realizar tais taferas, diante de uma rotina árdua e intensa. Todavia, entre os serviços um incidente acontece, e um de seus filhos coloca em conjunção tal relação entre mãe e filhos, que é colocada à prova enquanto a cidade agreste de Serrita vive o auge do ouro.
Lágrimas de Carne é um drama voraz e elemental sobre existência essencial e serventia diante aos sentimentos mais intrínsecos de cada indivíduo, em sua narrativa envolto de elementos fantásticos, Fernanda envolve à todos sobre a busca favorável por uma vida significativa e dão moldam o entendimento movido por sentimentos intensos e ações perceptivivamente negativa que geram motivações perseverança mais viscerais da comoção que desenvolve a trama.
A obra lançada em 2020, foi condecorada com o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica de 2021, ganha em 2025 uma edição física comemorativa lançada pela editora Arte & Letra, que ainda contam com um poema exclusivo de Fernanda Castro e um posfácio de Carol Chiovatto. O livro encontra-se disponível nas principais livrarias do país e também na versão digital.
por Patrícia Visconti


