[Cantinho Literário] Fogo toma conta do Museu da Língua Portuguesa

03

Nesta segunda natalina (21), uma catástrofe aconteceu na região central da capital paulista, mais exato, no Museu da Língua Portuguesa, na Luz, que teve seu prédio tomado pelas chamas no final da tarde. Felizmente, não havia ninguém, além de alguns funcionários do museu, já que o mesmo é fechado às segundas-feira para o público. Todavia, um bombeiro civil faleceu no recinto, resultando de uma parada cardiorrespiratória.

Foto por: Juliano Nunes
Foto por: Juliano Nunes

O fogo começou no primeiro andar, e logo se alastrou com força e rapidez para as demais dependências do museu, já que há muito material inflamável lá dentro, como madeira, borracha e plástico, tornando ineficiente a chuva que caía naquele horário e também, as viaturas dos bombeiros que foram controlar as chamas.

O museu que em março de 2016 completaria 10 anos, reúne uma vasta trajetória da língua portuguesa em todo o mundo, passando por Portugal, países africanos, ameríndia até chegar no Brasil, além de passear por outros idiomas de origens latinas ou não.

Foto por: Fausto Mefistofeles
Foto por: Fausto Mefistofeles

Atualmente o MLP exibe a mostra “Esta Sala é uma Piada”, onde apresenta mais de 100 obras selecionadas no 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e retrata a sociedade atual em análise a corrupção. A curadoria é de Raphael Ramos da Costa Fioranelli Vieira.

Infelizmente os danos da tragédia foram fatais, e o material não se salvou, mas segundo a curadora Isa Ferraz disse que são reversíveis, já que muita coisa do museu está em back up, basta só remontar os vídeos e filmes.

Foto por: Rina Ricci
Foto por: Rina Ricci

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse em nota que irá reconstruir o museu o quanto antes.

O Museu da Língua Portuguesa é um dos museus mais visitados no Brasil e da América do Sul, desde a sua inauguração mais de 2,9 milhões pessoas já passaram por lá.

Um triste fato não apenas para São Paulo, mas também para o Brasil, que perde peças raras da origem da nossa língua, que agora ficará em hiato por algum tempo até que a reinauguração do museu com materiais ímpares e exclusivos dos falantes da língua portuguesa.

Por: Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s