
No dia 20 de junho o seriado Chaves (El Chave del Ocho – em espanhol) completou 45 anos de sua primeira exibição (produzido pela Televisa), com um sucesso extraordinário. Criado por Roberto Bolaños o seriado conquistou a América Latina e principalmente o Brasil, que tem exibição até hoje na programação do SBT. Coincidência ou não, na sexta-feira dia 17, tivemos a perda Rubén Aguirre Fuentes o famoso professor Jirafales, que deixou mais uma ausência no elenco e mais uma perda para os fãs.
O programa que tinha como cenário uma vila e seus personagens principais as crianças que eram interpretadas por adultos. A historia se passa em torno do personagem principal Chaves (Roberto Bolaños), um órfão que vive no pátio da vila dentro de um barril e que tem como amigos os moradores Quico (Carlos Villagrán) e Chiquinha (María Antonieta de las Neves). O público-alvo seria os adultos, mas com a simplicidade e ingenuidade de seus personagens conquistaram todos os públicos.
O seriado fez e ainda faz parte da infância de muitas pessoas, quem não irá se lembrar dos bordões “ninguém tem paciência comigo”, “foi sem querer querendo” ou “tá bom, mas não se irrite”, e lembrar-se das musicas como “Que bonita sua roupa” , que foi adaptada para o português, já que em espanhol a canção chamava-se “Que Bonita Vencidad” e “Você é jovem ainda”.
Apesar de contar com algumas polêmicas como a saída de Carlos Villagrán (personagem Quico), após o especial em Acapulco em 1978, o motivo seria uma briga com Roberto Bolaños pelos direitos autorais sobre o personagem. E também uma longa briga judicial entre Bolaños e María Antonieta de las Neves (personagem Chiquinha) pelos direitos da personagem. As polêmicas não deixaram que o seriado perdesse sua força. Apesar de seu ultimo episodio ter sido transmitido em 1980, em muitos países da America Latinha mantem o seriado em sua programação, como no Brasil.
O amor que todos os fãs ainda cultivam pelo seriado é porque ele tem o poder de despertar a criança que cada um tem dentro de si, com sua ingenuidade e sentimentos puros, após ter se passado quatro décadas do primeiro episodio o seriado ainda conquista e encanta, por que ele tem o poder de ser eterno em nossos corações.
Por: Andrielle Santos

Esse é post que vai mais bombar nesta semana… Chaves sempre \o/! ❤ ❤ ❤
CurtirCurtir
45 anos de Chaves uma série atemporal, o tempo voa.
CurtirCurtir