[Cantinho Literário] Um dia para celebrar o quadrinho nacional

hqn1

Hoje dia 30 de janeiro é celebrado o dia nacional do quadrinho, a data já existe há 33 anos, e ela foi escolhida pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC – ESP), pois em 1869 Angelo Agostini publicou na revista ‘Vida Fluminense’ aquela que foi dita como a primeira revista em quadrinho brasileira, “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma viagem à Corte”.

Ainda neste mesmo ano, mas em 14 de março, a Academia Brasileira de Letras e a Associação Brasileira de Imprensa, por causa da comemoração do quinquagésimo ano de lançamento do Suplemento Juvenil de Adolfo Aizen, sendo instituído o “Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos”.

dia-nacional-dos-quadrinhos-3
Foto por: Divulgação

E hoje, três décadas depois desde a primeira publicação, muitos quadrinistas propagam a nona arte pelo país e o mundo, fazendo freelancer para editoras internacional e até mesmo nacional ou então, de forma independente, mostrando seus traços e personagens favoritos, colorindo e divertindo um público que atravessa gerações e passa de pai para filho, com histórias ímpares e marcantes, que fazem adentrar em nossas cabeças e transmitir suas ideias para a vida real.

Seja homem ou mulher, cartums, charges, ficção científica, zines ou graphic novels, personagens celebres ou autorais, mas todos apenas querem mostrar sua obra e compartilhar seus esboços com fãs desta arte que começou nas páginas dos jornais e conquista diversas pessoas até hoje.

historia-quadrinhosEntre os quadrinistas que estão em atividade atualmente o nosso colega Érico Assis fez um apanhado de informações do que está rolando na cena nacional, e podemos dizer que ela não está perdendo nada para os estrangeiros, com novidades para todos os gostos e estilos, de novos a artistas renomados, todos com um único objetivo compartilhar e propagar a nona arte pelo Brasil.

ncp82feat

Para os aficionados por quadrinhos, podem conferir um bate papo que Fábio Moon, Gabriel Bá e Rafael Coutinho fará em São Paulo, – (na Tapera Taperá – Av. São Luís, 187, Loja 29, 2º andar, São Paulo) -, em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, e depois, sessão de autógrafos com os artistas.

Agora é só você escolher seu gênero favorito e curtir uma boa história em quadrinhos, seja ela no gênero que for. O que está lendo atualmente?

Por: Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s