Nesta semana vamos apresentar à vocês uma jovem que ama quadrinhos desde que se conhece por gente, a paulistana de 30 anos, Geovana Held, que sempre foi presenteada por sua mãe com quadrinhos da Turma da Mônica, ela começou lendo Maurício de Sousa como qualquer um que começa a ler ainda na infância, – afinal, isso é clássico – e nisso ela pegou gostou e começou a criar histórias em forma de ilustrações.
Ainda quando a Geovana estava na escola ela começou o curso de quadrinhos na HQEMFOCO, do Daniel Esteves, roteirista de ‘São Paulo dos Mortos’, entre tantos outros, sua paixão pela nona arte só foi crescendo, pois ela foi conhecendo vários artistas, especialistas, pessoas da área dos quadrinhos, assim ela foi criando um elo de amizade e admiração.
Seu amor pelos quadrinhos foi tanto, que ela acabou levando isso para seu TCC na faculdade, se formou em Licenciatura em Artes Visuais, e sua pesquisa foi comparada na trajetória da Maurício de Sousa Produções, aonde ela deu ênfase ao projeto editorial da Graphic MSP. Seu campo de estudo foi a Turma da Mônica – Laços, do Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi. A garota apresentou as mudanças artísticas e estilos dos personagens, enfatizando a iconografia existente.
Mas, além do curso na HQEMFOCO, a jovem quadrinista também fez um curso mais específico de arte final, com o arte-finalista da Disney, DC Comics e Marvel, José Wilson Magalhães, se especializando mais nos traços da Maurício de Sousa Produções, sempre sua paixão.
Depois desse curso ela começou a pesquisar mais sobre quadrinhos, mas de uma forma acadêmica, por isso que na faculdade ela resolveu utiliza-lo como pesquisa no TCC com o tema, “Reinvenção da Mauricio de Sousa Produções através das Graphics MSP”, ela entregou o projeto em 2015.
Atualmente Geovana Held se dedica aos estudos e trabalho de arte-final e pesquisas sobre quadrinhos, e recentemente ela participou da exposição coletiva com diversas mulheres, a Exposição Subsistência – A Mulher no Campo de Batalha, em São Paulo, no bairro de Ermelino Matarazzo, ainda pode ser visitada no centro cultural, Ocupação Cultural Mateus Santos, e mostra é gratuita e fica na Av. Paranaguá, 1633, Ermelino Matarazzo, capital
paulista.
Essa exposição é para dar inserir a mulher cada vez mais na arte dos quadrinhos, uma área na qual é dominada pelos homens, mas que hoje em dia as mulheres vem mostrando cada vez mais seu espaço na nona arte, por isso essa mostra só foram convidadas as mulheres que tem produção ativa e que lutam diariamente para mostrar que quadrinhos não é só para os homens, pois as mulheres vem ganhando espaço e também podem disputar com eles de igual para igual.
Agora para quem curtiu a Geo Held, pode bater conversar com ela pela WEB, através do Facebook e e-mail, e com certeza ela vai ter o maior prazer de contar mais sobre seu trabalho, que tanto ama fazer, afinal ela faz o que gosta, e isso que importa.
Segue os contatos desse novo talento dos quadrinhos que em breve a gente irá conversar mais com ela, em uma super entrevista, pois aqui no site gostamos de falar de pessoas que nos inspiram e que tem boas inspirações, por isso que resolvemos falar da Geo, pois ela tem muito futuro nos quadrinhos e luta pelo quer.
Contatos Geo Held
E-mail: geovanaheld@gmail.com
Facebook