Não é de hoje que o Mauricio de Sousa incentiva e educa gerações, e por muitos anos com a turma do bairro do Limoeiro, mostrando de forma lúdica, um bem estar e educacional para a boa convivência em sociedade.
Baseado nesta influência e relevância que a Mauricio de Sousa Produções tem, a Sicredi, uma instituição cooperativa com foco no crescimento de seus associados, estão lançando uma coleção da Turma da Monica sobre educação financeira.
Serão seis gibis, seguindo o conteúdo de Educação Financeira e Gestão de Finança Pessoas do BACEN, mostrando para a turminha formas distintas de gastar dinheiro com consciência, com base nos hábitos do cotidiano e sabendo decifrar seus desejos, emoções e necessidades.
Mauricio de Sousa ressalta a importância de tratar temas importantes como esse de forma lúdica e descontraída. “O projeto das revistas sobre educação financeira do Sicredi é mais um exemplo de como a Turma da Mônica colabora com a educação, por meio da simpatia e carisma dos personagens e suas histórias. Dessa forma, as crianças têm acesso à informação de maneira lúdica e prazerosa, diferente da obrigação de decorar um conteúdo, normalmente estranho à sua realidade e ao seu vocabulário”, aponta.
O projeto visa na saúde financeira não apenas para as crianças, mas também para toda a família, já que hoje em dia o número de famílias que conversam sobre suas finanças em casa é baixo, e ainda só comentam quando a situação já abateu por completo as finanças.
O presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central PR/ SP/ RJ, Manfred Dasenbrok, sabe quão é importante se ter consciência de seus rendimentos financeiros, e isso não é apenas contas e número. “E isso vai além de cálculos matemáticos. Abrange hábitos cotidianos, como fazer escolhas com o dinheiro, envolvendo razão e emoção, desejo e necessidade. A educação financeira engloba dimensões culturais, sociais e psicológicas“, analisa.
Entretanto quanto mais cedo se fala sobre do dinheiro, mais chances de cada pessoa desenvolver consciência em relação aos hábitos de consumo, criando cidadãos cientes e dedicados com as próprias contas.
A primeiras três edições das histórias em quadrinhos deste projeto, começam a circular em 2018 e as outras três sairão em 2019. Com distribuição gratuita em escolas e estabelecimentos públicos. E ainda, com direito a expansão desta parceria, para os meios digitais e quem sabe até, conscientizar os adolescentes, junto a Turma da Monica Jovem.
Pois como comentou Mauricio de Sousa, em coletiva para a imprensa deste trabalho, “isso é mais do que uma parceria de negócios, mas uma filosofia de vida“.





