Yesterday: Uma homenagem sútil e satisfatória à obra dos Beatles

Yesterday-filme-Beatles

Imagina você sofrer um acidente e no outro dia, acordar um ícone da música, compondo músicas de uma banda que você conhece, mas neste novo tempo, ninguém tem nem ideia de quem eles sejam?

Pois bem, essa trama confusa e deleitante está na comédia romântica britânica, “Yesterday”, aonde Jack Malik (Himesh Patel), um cantor e compositor de Lowestoft que vive uma vida pacata em busca de reconhecimento pelas suas canções, dentre milhares de artistas que aparecem diariamente pela rede, mas que após ser atropelado por um ônibus e um apagão global suceder, ele canta “Yesterday” para seus amigos e descobre que eles nunca ouviram falar dos Beatles.

yesterday-main

Então, ele corre à Internet e vai buscar sobre a banda de Liverpool, e nada aparece, desde então, começa a tocar as músicas como se fossem suas e o êxito é estrondoso, ainda mais após um demo que Jack enviou a um produtor e o levou para a TV, expandindo ainda mais sua fama. Até que o cantor Ed Sheeran o convida para abrir sua apresentação em Moscou, que depois do show Sheeran o desafia para um duelo de composição, e ele perde para Jack, com a canção “The Long and Winding Road”, o que leva o à Los Angeles, para a implacável agente de Sheeran, Debra Hammer (Kate McKinnon), fazendo assinar contrato em sua gravadora, ascendendo sua fama em parâmetro mundial. E ainda, há Ellie (Lily James), uma amiga de infância que sempre o encorajou a nunca desistir de seus sonhos, que depois confessa sua paixão por Jack.

 

Ao regressar de Los Angeles, Jack que interpreta as canções dos Beatles como se fossem dele, vai para Liverpool, para acionar as memórias de mais canções da banda, onde visita pontos de referência como “Strawberry Field”, “Penny Lane” e “Eleanor Rigby’s grave”. Porém surge um dilema, em que ele tem de decidir, após uma noite de bebedeira por Liverpool, Ellie o coloca na parede e o pede para escolher entre ela e sua carreira.

30-YESTERDAY-SONGS-super-Jumbo

Em Los Angeles, prestes a lançar seu primeiro álbum, o músico sugere que o show seja no telhado em Gorleston, e lá ele encontra com dois fãs dos Beatles, que desvenda os “plágios” das músicas, mas que ficam gratos pelas performances, pensando que as canções iriam morrer com John Lennon, que sobreviveu até a velhice e vive fora dos holofotes, e quem Jack vai visitá-lo.

Yesterday-filme1Ao chegar na casa de Lennon, o cantor dos Beatles conta que ele viveu feliz com sua esposa, e fala para que Jack persista e siga o que ele ama, sendo autêntico e verdadeiro.

Durante um concerto em Wembley, Jack abre o jogo e confessa sobre suas cópias, e que sua verdadeira paixão sempre foi Ellie, com quem se casa e têm uma família.

Um longa que chega nos cinemas nesta quinta-feira (29), repleto de música, referência e autenticidade, trazendo a mensagem de que mesmo que haja um blackout universal, a verdade e sua essência ficam para sempre com você, mesmo que todos te coloquem em outro espaço, distinto ao seu.

O filme foi dirigido por Danny Boyle e roteirizado pelo Richard Curtis. Sua estreia mundial foi durante o Festival de Cinema de Tribeca, em maio de 2019, sob críticas e elogios em relação as performances e pelas sequências musicais, mas principalmente pela simplicidade e conexão entre os personagens com as canções apresentadas.

 

E ainda, as faixas interpretadas no filme, podem ser apreciadas novamente a qualquer hora do dia, pelo Spotify, com os áudios originais da película, assim como as gravações. Confira abaixo:

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s