PlayStation 5 deve ser compartilhado e mais econômico no consumo de energia

playstation-5-will-include-power-saving-feature-to-tackle-cl-3nsb

A quinta edição do console do PlayStation 5 ainda não há data oficial para ser lançada, mesmo que alguns sites noticiaram na última semana que o lançamento deve ocorrer no primeiro semestre de 2020, no entanto segundo um jornalista japonês Zenji Nishikawa, comentou durante uma transmissão em seu canal no Youtube que o PS5 deve ter duas versões logo no lançamento, uma tradicional, e uma mais potente, equivalente ao PS4 Pro.

Segundo Nishikawa, ele ouviu rumores durante a Conferência de Desenvolvedores de Entretenimento para Computador realizada em Yokohama.

O jornalista ainda comentou que valores dos consoles deve custar de US$ 100 a US$ 150 a mais do que o modelo tradicional. Todavia, ele não indicou quais seriam as diferenças entre os dois.

Além disso, o arquiteto do PlayStation 5, Mark Cerny, falou em entrevista a revista Wired algumas informações sobre o que o público pode esperar na nova geração de consoles da Sony, afirmando que a empresa já trabalha nestes projetos desde o final de 2015.

Cerny foi cauteloso ao revelar as novidades, mas confirmou sobre as s capacidades do devkit de nova geração, não informando diretamente sobre serviços, jogos, valores e data de lançamento, mas sugeriu que o PS5 deve chegar mesmo em 2020.

Outras características gerais que o novo PS deve ter são:

CPU 8 core AMD 7nm Zen 2;
Suporte a Ray Tracing com GPU AMD Navi (ainda não está claro se inclui aceleração do hardware);
Armazenamento SSD rápido topo de gama que oferece grandes melhorias no loading face à geração atual;
Suporte para o capacete PS VR actual e, possivelmente, um novo capacete;
Suporte para jogos físicos (bem como a loja digital de jogos);
Retrocompatibilidade com pelo menos o PS4 (ainda não foi oficial ao suporte para sistemas Playstation mais antigos);
Suporte para resolução 8K (ainda não se sabe se é nativo ou “esticado”).

gettyimages-1036298440-1539257447-qvs8

Além disso, a empresa confirmou durante a Sony IR Day 2019 que a nova versão do PS deve continuar a compartilhar games com consoles como o PS4, ou seja, quem tiver o FIFA 20 para a PS4 vai poder jogar com o seu amigo que tem o mesmo FIFA 20 para a PS5.

E ainda, o PS5 deve haver funcionalidades pensadas na economia de energia, sendo mais eficiente que as versões atuais, como PS4 e PS4 Pro, como relatou o CEO Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan no blog oficial da Sony.

O console PlayStation da próxima geração vai incluir a possibilidade de suspender o gameplay com um consumo de energia menor do que o do PS4 (estimamos que conseguimos fazer isso com cerca de 0.5 W)“, diz Jim Ryan, presidente e diretor executivo da Sony Interactive Entertainment (SIE). “Se apenas um milhão de usuários ativar a função, isso representaria uma economia de energia equivalente ao uso de cerca de mil casas americanas“, completa o CEO.

playing-for-the-planet

Este compromisso que a Sony deve honrar após a parceria com a “Playing for the Planet Alliance”, uma iniciativa de mudança climática que une os 20 dos maiores produtores de videogame do mundo.

A comunidade de games é diversa e está crescendo em um ritmo acelerado”, diz Ryan. “Há uma oportunidade inegável para líderes da indústria de games assumirem e apoiarem a equipe ambiental da ONU ao comunicar a importância de preservar recursos naturais para as próximas gerações“; conclui Jim Ryan.

Conheça mais sobre o projeto no vídeo de apresentação abaixo:

 

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s