Na última quinta-feira (28), aconteceu no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, um dos maiores prêmios de literatura do Brasil, o Prêmio Jabuti 2019, trazendo muita representatividade e empoderamento, trazendo a público grandes nomes das artes literárias e quadrinísticas de destaque no país, como por exemplo os vencedores na categoria, “História em Quadrinhos”, um nicho que foi reconhecido recentemente na premiação, e que neste ano foi destaque com a Graphic MSP, “Jeremias – Pele“, dos autores Rafael Calça e Jefferson Costa.
“É o primeiro Jabuti da História da Mauricio de Sousa Produções, e mostra o quanto representatividade importa. Jeremias – Pele ajudou a mudar nossa empresa por dentro, e torço demais para que ela chegue às escolas de todo o Brasil“; relatou o editor do selo Graphic MSP, Sidney Gusman, pela importância da premiação.
O álbum aborda de forma precisa e sútil o racismo e a discriminação, mostrando quão os negros carregam este carma desde sua infância, com ironias dos colegas da escola e até mesmo de alguns professores, que categorizam essa marginalização de forma escancarada e explícita, sem aspas e entrelinhas, interpretando as diferenças como algo esquisito e excluído da sociedade.
Mas, Rafael e Jefferson trouxeram com força total esse preconceito enraizado que muitos carregam em sua essência, apresentando de forma distinta e singular a desmistificação de velhos conceitos seguidos.
“Que honra o Prêmio Jabuti ter prestigiado a história de um menino negro descobrindo o mundo e sua força interior. Este é um mundo novo, no qual as ideias velhas serão abandonadas. Começando pelo Bairro do Limoeiro, onde a infância e o amor inspiraram e inspirarão crianças do Brasil e do mundo afora“, declarou Rafael que estava exultante e honrada pelo prêmio.
Este foi o primeiro prêmio à Mauricio de Sousa Produções e também da Editora Panini, que se sentem enobrecidos e gratos por tal honraria, como comentou o gerente de Marketing da Panini Brasil, Marcelo Adriano da Silva; “Estamos honrados e muito felizes de levar para casa a premiação mais almejada da literatura brasileira. Oferecer publicações como esta só prova que estamos no caminho certo para apresentar ao público a diversidade do país”.
“Jeremias – Pele” foi a 18ª graphic novel do selo, lançada em 2018, essa foi uma das mais aguardadas e repercutidas pelo público, tornando referência no segmento, reunindo um traço conveniente, num estilo único, ousado e admirável, os autores trouxeram sua própria interpretação no personagem de Mauricio de Sousa, em uma trama forte, dura, emocionante, permeada de dor, superação e um árduo aprendizado.
Este é o segundo prêmio que a álbum recebe este ano, já que ele havia vencido o Troféu HQ Mix nas categorias “Edição Especial” e “Publicação Juvenil”, e a graphic novel concedeu o Troféu Angelo Agostini para Rafael Calça como Melhor Roteirista por este trabalho.