“É Tudo Verdade” comemora 25 anos em tempos de fake news e pós verdade

Foto-Henri-Ballot-Instituto-Moreira-Salles
Foto: Henri Ballot (Instituto Moreira Salles – IMS)

Nesta última terça feira, dia 10, foram anunciados os filmes que farão parte do É Tudo Verdade 2020. O festival de documentários chega a seu jubileu de prata com um dos mais importantes da América Latina, justamente em meio a um ambiente de fake news e mentiras seletivas, onde as pessoas tem escolhido em que acreditar, independente dos fatos.

A importância do festival neste contexto, foi justamente um dos motes centrais da fala do curador da mostra, Amir Labaki, durante a coletiva de imprensa, que também frisou o papel do festival, bem como do cinema em si, como resistência a tempos difíceis.

As fake news são anti-éticas por definição”. Ele ainda afirmou que “A cultura brasileira está abandonada, com raras exceções. Por isso, são fundamentais as parcerias (…) A indústria cultural está sendo paralisada. Infelizmente, neste país a cultura não é prioridade. Se fosse, o Museu Nacional não teria queimado. É um milagre um festival como o É Tudo Verdade existir há 25 anos”.

coletiva-e-tudo-verdade-2020-645x0
Foto por Neusa Barbosa (Cineweb)

Além de Labaki, participaram da mesa o representante do Itaú Cultural, principal patrocinador do evento, Eduardo Saron, a diretora do SPCine, Lais Bodansky e Paulo Casale, do SESC 24 de Maio, que também receberá filmes da mostra. Eles destacaram a importância das parcerias, tanto públicas quanto privadas para a
expansão cultural no país. Bodansky, inclusive, destacou os esforços municipais para a realização do projeto, afirmando “Não vejo os municípios concordando com esse ataque à cultura, muito pelo contrário”.

unnamed-46

O festival É Tudo Verdade, estará aberto ao público entre 26 de março e 5 de abril em São Paulo, e entre 31 de março e 5 de abril no Rio de Janeiro. Entre os destaques estão Fico te devendo uma carta sobre o Brasil de Carol Benjamin, sobre a ditadura cívico militar brasileira e Golpe 53 de Taghi Amirani, sobre o golpe de Estado no Irã.

Para mais informações sobre programação ou ingressos, acesse www.etudoverdade.com.br.

Por Rafael De Paula

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s