Anne de Green Gables – Uma garota tagarela, cheia de sonhos e atitudes

0-up-DHKrfz-NVSb-Va-XV

O livro de hoje é o romance da escritora canadense L. M. Montgomery – Anne de Green Gables, publicado em 1908, a obra foi escrito para leitores de todas as idades, mas nas últimas décadas tem sido considerada principalmente para o público infanto-juvenil, uma obra que já foi adaptada para filme, desenhos animados, peças musicais e séries de TV, e também no streaming digital da Netflix, que já está disponível sua última temporada – Anne with an E.

1762-20190808120130Montgomery inspirou-se em anotações que tinha feito quando jovem, sobre um casal que recebeu uma garota órfã em vez do menino que tinham pedido mas que ainda assim haviam decidido ficar com ela, e em suas próprias experiências de infância na área rural da Ilha do Príncipe Eduardo. Montgomery usou uma foto de Evelyn Nesbit (recortada de uma revista e fixada na parede do quarto) como modelo para o rosto de Anne Shirley.  A história começa quando os dois irmãos solteiros Marilla e Matthew Cuthbert, que vivem na fictícia cidade de Avonlea na Ilha do Príncipe Eduardo, decidem adotar um menino para ajudá-los com a fazenda de Green Gables. Por causa de um mal-entendido, a órfã Anne Shirley, após ter passado a infância em orfanatos e casas de estranhos, é mandada para morar com eles.

Matthew decide levar Anne para Green Gables de qualquer maneira, para que Marilla decida o que fazer com a menina tagarela, que durante o caminho não parava de falar sobre o quanto estava feliz por ir para seu novo lar. Anne é descrita como esperta, dramática, e muito imaginativa. Inicialmente, Marilla diz que a garota voltará ao orfanato, mas termina resolvendo que ela deve ficar.

Marilla-and-Matthew

O livro conta as aventuras de Anne em seu novo lar, de seu novo ambiente escolar em que ela rapidamente passa a ser dar bem nos estudos, a amizade com Diana Barry, suas ambições literárias, e sua rivalidade com o colega de classe Gilbert Blythe, que faz piada com o cabelo ruivo de Anne. Muitos acontecimentos e brincadeiras que a jovem garotinha de cabelos ruivos, viveu com suas amigas Diana, Jane Andrews e Ruby Gillis, além de alguns confrontos com as desagradáveis irmãs Pye, e acidentes domésticos, como a ocasião em que acidentalmente tinge o cabelo de verde.

Anne of Green Gables foi publicado originalmente em Boston, nos Estados Unidos, em abril de 1908 pela editora L.C. Page. O livro foi um sucesso, vendendo dezenove mil cópias em cinco meses. Apesar da nacionalidade de Montgomery, a primeira edição canadense só apareceria 35 anos depois. No Brasil o livro foi publicado por três editoras, a primeira edição chamada de Anne Shirley, foi lançada em 1939 pela Companhia Editora Nacional como o 65º romance da Coleção Biblioteca das Moças, sendo traduzido por Yolanda Vieira Martins.

annewithane-s3-660x344

A obra foi dividida em dois volumes e relançada no ano de 1956, em 2009 foi lançado pela editora Martins Fontes com o nome Anne de Green Gables, e tradução de Maria do Carmo Zanini e Renée Eve Levié e em 2015, pela editora Pedrazul, também levando o título Anne de Green Gables, e contando com tradução de Tully Ehlers, atualmente a obra está disponível nos principais sites de vendas e também pela editora Autêntica, desde setembro de 2019, com tradução de Márcia Soares Guimarães.

tumblr-static-tumblr-static-640

Anne de Green Gables é uma história doce, atrativa e com uma visão de mundo ideal para quem sabe viver os sonhos, mas sempre se preocupando ao seu redor, uma garota amável, querida e bastante tagarela, faz com que Anne seja querida por todos, assim atraindo muitos amigos ao seu redor, até mesmo o menino que mais tira sarro dela na escola o Gilbert, no fundo do seu coração à adora. Uma aluna excelente aluna, principalmente em inglês e em soletração, faz dela uma das melhores da classe.

Isso a fará uma professora da escola de Avonlea, que Gilbert deixará esse cargo para a Anne, pois depois de alguns acontecimentos com sua família, ela acaba ficando sem dinheiro e acaba desistindo de sua bolsa para faculdade de Redmond a fim de conseguir uma licença de professora. Anne é um romance ideal para todos os apaixonados da boa literatura, principalmente para quem gosta de viajar através dos campos da cidade de Avonlea na Ilha do Príncipe Eduardo.

 

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s