Elza Soares comemora 90 anos de vida com uma ação exclusiva, compartilhando seis décadas de música e poder

76687327-sc-rio-de-janeiro-rj-10-05-2018-elza-soares-foto-barbara-lopes-agencia-o-globo
Foto por Barbara Lopes (Agência O Globo)

No próximo mês de julho – dia 22 de julho o dia do seu nascimento e 23 de junho a data que consta em seu documento quando foi emancipada -, a diva da música popular brasileira, Elza Soares completa 90 anos de vida, em plena atividade, compartilhando suas canções e mantendo firme seu empoderamento e engajamento perante a sociedade, sem nunca deixar de ser quem ela é de verdade.

Todavia, as celebrações para seu aniversário começam já nesta sexta-feira (26), com o lançamento do singleJuízo Final“, clássico de Nelson Cavaquinho, que essa versão será lançado pela gravadora Deck, acompanhada por uma banda de peso, com os músicos Pupillo (bateria), Fernando Catatau (guitarra), Guilherme Monteiro (guitarra), Sidão Santos (synth bass), Marcus Ribeiro (cello), Bruno Queiroz (programação, efeitos e intervenções sonoras) e Felipe Ventura (violino e viola), que também assina o arranjo de cordas.

 

A produção do single ficou por conta de Rafael Ramos, mixada por Vitor Farias e masterizada pela engenheira de som Idania Valencia no Sterling Sound (EUA).

Como estamos atravessando esse período drástico no Brasil e no mundo, eu quis gravar essa música, que fala do momento em que o bem vence o mal, uma música clara, além de muito bonita. Fizemos um arranjo rock and roll, gostei muito do resultado“, diz Elza.

Na sequência, Elza lançará a também inédita “Negão Negra” (Flavio Renegado/ Gabriel Moura), que remete aos tempos negros em que vivência atualmente, deste chacina entre as pessoas negras, que muitas vezes não têm voz diante a comunidade, que mesmo estando em pleno século 21, o preconceito e a discriminação é eminente, e Elza emprestará sua voz para gritar por esse povo; “Nesses tempos sombrios, a gente vendo os negros sendo mortos, uma coisa horrível, eu tenho que gritar. Aliás, eu tenho que gritar sempre, e essa música é mais um grito meu“, conta a artista.

Elza-Soares

Elza ainda comemora seus 90 anos com três novas playlists no Spotify, “Elza Soares Samba”, “Elza Soares Amor” e “Elza Soares Protesto”, que irá reunir canções distintas em seis décadas de carreira, além de pequenas mensagens em áudio da própria cantora explicando a seleção e suas inspirações para gravar essas canções.

Será um especial singular a uma artista excepcional, que lutou e luta pelos direitos humanos desde sempre e traduz cada sentimento intrínseco em suas músicas, representando um símbolo de resistência, de diversidade e de democracia, sendo autêntica e única a cada single e performance apresentada.

Além disso, Elza ainda recebeu uma homenagem em pleno centro de São Paulo, em uma intervenção artística feita pelo fotógrafo Francio de Holanda e co-fundador do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, em uma arte exuberante intitulada “Deus é Mulher”, em representação ao desfile do bloco desse ano e pela representatividade singular que a artista têm na música, na arte e na sociedade.

Elza Soares ainda lançará um videoclipe do single “Juízo Final”, aonde ela virou uma heroína de história em quadrinhos, em uma luta árdua do bem contra o mal, que será lançado no dia 8 de julho. Confira a postagem da artista em suas redes sociais falando um pouco de Elzinha, a verdadeira Onda Negra do Brasil.

 

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s