Mauricio de Sousa – Influenciando e conquistando leitores por gerações

5fev2017-cebolinha-mauricio-de-sousa-e-monica-se-preparam-para-o-carnaval-eles-vao-desfilar-pela-agu

Um dos maiores cartunistas e quadrinistas do Brasil,Mauricio de Sousa, comemora neste dia 27 de outubro, 85 anos, e há 61 anos ele dá vida a personagens memoráveis, que conquistou e conquista gerações pelo Brasil e mundo a fora,com seus mais de 400 personagens, que lidera o ranking de produções editoriais no país.

Mauricio nasceu em Santa Isabel, mas poucos meses de vida, se mudou para Mogi das Cruzes, filho de um barbeiro e poeta e de uma poetisa, foi com quem ele aprendeu a ler e ganhar gosto pela literatura desde criança, já que na sua casa sempre haviam livros, música e muita cultura, permitindo que o pequeno Mauricio adentrasse desde muito cedo no ambiente cultural. Ainda na infância, ele desenhava cartazes e ilustrações ainda na escola, depois passou a produzir para rádios e jornais, enfatizando o que o artista queria para sua vida, pois queria mesmo era viver do desenho, por isso, passou a buscar vagas de emprego de desenhista na capital paulista.

mauricio-de-souza

Porém, não começar como desenhista não era tão fácil quão ele imaginava, então, ele começou a trabalhar como repórter policial na Folha da Manhã, onde ele criou até um personagem característico para a profissão. Além disso, ele ilustrava alguns artigos quando não havia foto, o que acabou conquistando e sendo muito bem aceito pelos leitores.

1960-02-25-FOLHA-DE-S-PAULO-i-p10-tira-BIDU-E-FRANJINHA-O-CASTELO-DOS-MONSTROS-14-PRIMEIRO-ANUNCIO-D

Em 1959, Mauricio criou sua primeira tira em quadrinhos, do cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, que posteriormente originaram ao garoto de cabelos espetados, Cebolinha e mais tarde toda uma turma extraordinária seria criada, com meninos e meninas, mas uma menininha gorducha e dentuça tomaria a frente e se tornaria a DONA DA RUA, inspirando garotas e mulheres há 57 anos. Todavia, a primeira revista da Turma da Mônica só seria lançada alguns anos depois, em 1970, com uma tiragem de 200 mil exemplares.

turma-da-monica-fara-maratona-dos-desenhos-no-youtube-coronavirus

A partir daí, a influencia desta turminha conquistou uma geração e conquista até hoje, com suas histórias subjetivas, todo mundo se indentifica com algum dos personagens, seja pela delicadeza, pela agilidade, a esperteza ou a força, e hoje, a Turma da Mônica é uma das obras mais lida no país, em especial no segmento infantil.
No entanto, as histórias da turminha não param do parâmetro editoral, pois eles migraram dos quadrinhos para o teatro, cinema, televisão, internet, exposições e parques temáticos, e ainda, o estudo Retratos da Leitura no Brasil, de 2019, do Instituto Pró-livro, constatou que a Turma da Mônica é a quarta obra mais citada, e que o autor é, também, o quarto mais citado no período pesquisado.

size-960-16-9-mauricio-de-sousa-producoes3

Esse feito, decorreu em uma brilhante carreira, concedendo a Mauricio diversos prêmios nacionais e internacionais, conquistando fãs até entre outros países. Tanto que em 2019, a MSP ganhou uma subsidiária internacional no Japão, a “Mauricio de Sousa Productions Japan”.

Mauriciode-Souza-jpg

E mesmo com 85 anos, Mauricio não pensa em parar tão cedo, e também chega ao Youtube, com a produção de Mônica Toy, que são animações no estilo toyart, da Turma da Mônica, e ainda, as Graphic MSP, que são personagens do cartunista interpretados por outros artistas da nova geração dos quadrinhos, conquistando àqueles que já saíram dos formatinhos e buscam uma leitura mais madura e sentimental, com tramas inerentes e expressivas, dando um novo âmago aos personagens famosos de Mauricio de Sousa. O sucesso é tanto destas graphic novels, que em 2019, Jeremias: Pele, criados por Rafael Calça e Jefferson Costa, conquistou o Prêmio Jabuti, na categoria quadrinhos.

Espac-o-infantil-Mauricio-de-Souza-na-Bienal-do-livro

Mauricio influenciou e influencia gerações há décadas, e sua relevância a cena literária aos brasileiros é tanto, que ele foi o primeiro quadrinista no mundo a entrar para a Academia Paulista de Letras (APL), junto a escritores muito famosos e prestigiados. Sua influencia é tanto, que em 2007, o cartunista foi homenageado pela escola de samba Unidos do Peruche, em que o próprio desfilou no último carro da Escola de Samba com seus personagens, Cebolinha, Mônica e Cascão.

unnamed

Com seus 85 anos de vida, Mauricio é um ícone com seu esplêndido trabalho, com seus personagens que criaram vida e ganharam novos voos, conquistando novos públicos a cada ano, e levando entretenimento, cultura e conhecimento, de maneira divertida, leve e dinâmica, formando leitores e incentivando as artes literárias a décadas, criando e produzindo sempre, com entusiasmo e alegria.

turma-da-monica-jovem-cebolinha-800x749

Recentemente, Mauricio anunciou um projeto inovador que dará um novo passo aos personagens da Turma da Mônica, mostrando uma nova fase deles, após os mangás da Turma da Mônica Jovem, em breve os fãs poderão conferir a turminha do Bairro do Limoeiro em suas versões adultas. Alguém duvida que será mais um sucesso deste mestre ímpar da nona arte?

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s