Editora Skript lança livro sobre a origem dos quadrinhos nos Estados Unidos

2020-02-13-HQ-como-aprendizado

Os quadrinhos nos Estados Unidos os chamados ‘Comics’, é uma expressão que designa a qualquer manifestação artística associada às HQs. Mas, a expressão explica-se o que originalmente as histórias querem mostrar uma temática principal remetendo à comédia, com seu principio de designar a qualquer história em quadrinhos, em geral, que em sua maioria são coloridos e ricos em detalhes.

images

Os comics começaram a circular pelos Estados Unidos a partir de 1934, que começou popularmente pela editora DC Comics, que antes tinha o nome de National Allied Publications, e em 1939 surgiu uma nova empresa de quadrinhos a Marvel Comics, que era chamada de Timely Comics. Já no mercado underground, havia a Image Comics, que foi fundada anos depois em 1992 e a Vertigo em 1993.

project-thumb-facebook-7294-E006-B7-F8-4410-86-A6-1562-FE0-B5081

As vendas das revistas em quadrinhos começaram a declinar nos Estados Unidos após o término da II Guerra Mundial, sofrendo a competição da televisão e a massificação da literatura popular. Nos anos 60, o publico de quadrinhos se expandiu com a adesão dos universitários que estavam interessados no naturalismo representado pelos “super-heróis no mundo real“, onda lançada por Stan Lee da Marvel Comics. Outro fenômeno popular dessa década foi o surgimento dos quadrinhos Underground.

Na década de 70, as revistas começaram a ter uma padronização, todas tinham que ter o formato 17 x 26 cm, chamados no Brasil de ‘formato americano‘, pois havia outro formato para as publicações nacionais, menores que o americano, ficando conhecido como ‘formatinho‘. No passado os quadrinhos tinham dimensões maiores, que era um comic book equivale a meio tablóide.

Com toda essa história, dois dos maiores pesquisadores no Brasil, Diego Moreau e a Laluña Machado, se uniram para escrever um livro teórico sobre quadrinhos, uma obra indispensável para os apaixonados pela nona arte e cultura pop.

O livro é indicado tanto para tanto para pesquisadores, quanto para quem quer iniciar no mundo dos quadrinhos, assim para que todos possam compreender toda história do mercado de HQs dos EUA, desde a Era de Platina (com o surgimento do Yellow Kid) até a Era Moderna (no começo do século XXI).

page

Esse é um dos maiores livro impresso sobre quadrinhos no país, a obra “HISTÓRIA DOS QUADRINHOS – EUA”, tem 500 páginas e mais um e-book complementar de 400 páginas, um dos maiores e mais completoslançado no Brasil, afinal são mais de 100 anos de histórias, contados de um jeito envolvente, uma viagem no tempo, em um projeto cheio de recompensas e degustação.

97-EA9-A69-46-D0-4-C5-C-B66-C-D866-BC37519-A

A capa do livro foi produzida pelo Amaury Filho, publicitário, ilustrador e quadrinista, co-autor de “Teatro do Pavor”, autor de “Nas Profundezas da Loucura” e artista selecionado para exposição da série DARK, da Netflix, na Alemanha.

A obra também conta com na edição, do editor Samir Naliato, fundador do site Universo HQ, em 2000, e integrante do podcast Confins do Universo. Cursou Ciência da Computação e Webdesign. Além de HQs, se interessa por cinema, games, ficção científica, tecnologia e futebol. Atua como jornalista e editor.

B2-C95-B51-70-CB-4-FAE-B941-0-EC39449553-D

O jornalista Leonardo Vicente faz a revisão da obra, ele trabalha como editor, revisor, exercendo esse posto em livros e revistas das editoras Europa, Skript, Heroica, Panini e Noir, além de atuar no mercado nerd desde 2001.

Uma das convidadas para esse grande lançamento é, Carol Pimentel, a primeira mulher a ser editora de super-heróis no Brasil, em 2017, escreveu o roteiro do romance gráfico P.O.V. – Point Of View, ilustrado por Germana Vieira com o qual ganhou no ano seguinte o Troféu HQ Mix na categoria novo talento. Como roteirista, também participou da série Gibi de Menininha, cujo primeiro volume, Gibi de Menininha: historietas de terror e putaria, foi lançado em 2018 e também ganhou o Troféu HQ Mix por melhor Mix. No mesmo ano, publicou o livro Tradução de Histórias em Quadrinhos – Teoria e Prática. Na Skript seu primeiro trabalho foi como co-autora da obra Mulheres & Quadrinhos.

3-D89-FF2-E-2-D67-4847-9117-FD7-C895379-EB

O livro “HISTÓRIA DOS QUADRINHOS – EUA” abordará toda a história dos quadrinhos nos Estados Unidos, muito antes da era dos super-heróis, até o começo do século XXI, dividindo em Eras; (Era de Platina, Era de Ouro, Era de Bronze e Era Moderna) e cada momento que marcou sua passagem, além de resgatar os principais acontecimentos nos EUA e no mundo, durante cada Era, destacando a importância cultural do período.

3-F5-BD9-CE-ED4-C-4349-8-A9-B-2-CF292-D26476

Além de falar sobre a evolução das histórias em quadrinhos, desde as tiras de jornais até as graphic novels, resgatando os principais personagens, autores, editoras e sua influência. Um material indispensável aos apaixonados pela nona arte, quer sejam pesquisadores ou leitores iniciantes.

F39-BEDC6-5-A9-D-4812-97-D4-86-F64096-EA43

O álbum será publicada pela editora Skript, que tem um rigoroso controle de qualidade em suas publicações, tanto de impressão quanto de conteúdo, completamente referenciado por intensa pesquisa bibliografia, disponível na plataforma de financiamento coletivo do Catarse, para quem quiser garantir seu exemplar na pré-venda e receber o livro em casa assinado pelo Diego e a Laluña.

Para mais informações acesse os endereços abaixo:

Facebook | Instagram | Twitter

Catarse do livro

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s