“Silvestre” – Uma lenda contemporânea intensa, reflexiva e característica

CAPA-SILVESTRE-OK-DARKSIDE-open

Algumas vezes, é necessário um retiro do caos mundano, para a reflexão, para obter de volta a liberdade e expressividade criativa que a sociedade insigne e acelerada não tire de nós as essências singulares da vida, para que assim, possamos nos pôr no eixo social e espiritual, se reconectando com a natureza e o ecossistema ao redor.

Assim interpreta a nova graphic novel, vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos, do autor e quadrinista Wagner Willian, Silvestre.

A HQ traz em sua trama um velho caçador que isolado de toda a humanidade, ele mergulha numa relação inerente entre a natureza, se comunicando diretamente com lendas divinas extintas, podendo compreender a relação de respeito e oferta. Desde então, isolado em sua cabana, o caçador enaltece este resgate entre humano e a natureza, que se perde pouco a pouco nos dias de hoje, em uma celebração selvagem e ritualística.

05-2-1

Essa obra, é uma clara influência do poeta e filósofo Henry David Thoreau, que se isolou na floresta em 1845 , construindo uma casa com as próprias mãos, tendo como propósito em viver em total contato com a natureza.

maxresdefault-1

E assim também fez Wagner Willian anos mais tarde, que hoje vive em sua pequena choupana, saindo apenas para o desenrolar básico social, como para caçar mantimentos e narrativas, e transcrever em publicações renomadas e de destaques no Brasil e no exterior, entre elas estão Lobisomem Sem Barba (Balão, 2014, ganhador do Prêmio Jabuti); Antes da Razão (Vallourec, 2015); É (Bem) Difícil (Social Comics, 2015); Deus é o Jiraiya (Nébula, 2016); Bulldogma (Veneta, 2016, ganhador do Troféu hqmix e Prêmio Grampo de Ouro); Flerte da Mulher Barbada (Veneta, 2016, finalista do Troféu hqmix); O Impossível Cavalo de Bronze (Balão, 2016); O Maestro, o Cuco e a Lenda (Texugo Editora, 2017, finalista do Prêmio Jabuti e ganhador do Troféu HQ Mix); e Martírio de Joana Dark Side (Texugo Editora, 2018, ganhador do Troféu HQ Mix).

Quando voltei a seguir este raro animal, a maneira como o concebia havia mudado, o mundo a minha volta também. Foi preciso encarar sua narrativa como um caderno de viagens ou sketchbook para gravar seu rastro e a animalidade em volta sem perdêlos de vista, usando do lápis, do nanquim, do óleo, do óxido de ferro, o diabo que fosse, para tentar compreender sua forma”, explica Willian.

Agora, o autor brinda o público com essa HQ imersiva e prudente, sobre a relação humana com o universo e o meio ambiente, transformando-a numa obra intensa, liberta e atual, trazendo uma nova visão sobre a caótica perturbação do mundo hoje em dia, em que todos visam apenas para o próprio umbigo e esquece de quem realmente são de verdade.

silvestre3-768x537

Silvestre, é um lançamento da Darkside Books em seu selo DarkSide Graphic Novel, que é uma expansão do universo fantástico e sombrio da editora, que conta com obras de Danilo Beyruth, autor de Samurai Shirô, Wesley Rodrigues, criador de Imaginário Coletivo, Pablo Auladell, Dave McKean, Loputyn, Emily Carroll, Charles Burns, entre outros.

Para saber mais acesse o site oficial do autor, ou então em suas redes sociais; – Facebook e Instagram.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s