Flip 2020 – Pela primeira vez em sua edição virtual

129324440-3497121513674344-7045506267411066648-o

Com toda essa pandemia a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), desse ano de 2020, quase foi cancelada, mas foram muitas conversas e estudos, para que tivesse a Flip 2020, afinal já são quase 20 anos de evento, em que propaga a literatura clássica pelo Brasil e no mundo, além de mostrar as belezas que a pequena cidade litorânea do Rio de Janeiro, Paraty, tem a oferecer com sua arquitetura típica de um livro e a bela praia, faz com a festa literária seja atraída por mais e mais gente, a cada ano.

A Flip surgiu no ano de 2003, com a intenção de se alimentar e também de nutrir, a força da cidade de Paraty, e foi através da literatura, das artes e da intervenção urbana não invasiva, que foi capaz de ressignificar espaços públicos por meios das estruturas diferentes temporalidades instaladas no cotidiano da cidade e nos dias da Festa, e com isso o evento vem buscando a comunhão entre a cidade e os visitantes, para que todos sejam acolhidos.

flip

Com isolamento, a rodovia e a vida cultural paratiense, deixando claro que a 18ª edição da Flip também se fazia necessária neste complexo ano de pandemia. O olhar de Paraty vazia e o tempo evocado, trouxe à memoria do isolamento, mas os encontros proporcionados pelas ruas da cidade, como o artista Zé Kleber, em troca constante com o Cinema Novo, da pintora Djanira que inspirou os paratienses e o bar Valhacouto, o reduto da boemia local, que reunia intelectuais, artistas e visitantes de passagem pela cidade.

Todas essas pessoas fizeram com a Flip 2020, deveria existir, mesmo que virtual, pois esse encontro literário e sua dimensão artística que tanto explica do mundo, tinha que ser internacional, embaralhando as fronteiras entre o local e o global, respirando a arte de Paraty. De certa forma a pandemia fez olhar para dentro, sendo fácil constatar que algo se perdeu no caminho que teve início anos lá trás, porém por outro lado, era possível ver outras urbanidades se formando em pela cidade, além do centro histórico, que são tão bem retratados.

3f93bc6a6569832695e25ae164f06ca6

A pandemia fez ver que sim, tudo isso há uma dimensão humana que existe nas coisas, no encontro entre a água e as ruas, que vem se engasgando, mas a arte e a literatura está sempre forte, para alimentar toda essa dimensão e a 18ª Festa Literária Internacional de Paraty tinha que acontecer neste ano caótico de 2020.

A Festa que começou nesta quinta-feira (3) e vai até domingo dia 6 de dezembro, reunindo um vigoroso time de escritores de encontro permeada pelas artes, além é claro do autor homenageado, que a cada edição um escritor é contemplado durante o evento, seria a escritora norte-americana Elizabeth Bishop, mas nesta edição online, não haverá homenagem por parte do evento, mas algumas mesas, na Tendas dos Autores, vai prestar suas homenagem a escritora ucraniana, mas que se declarava pernambucana, Clarice Lispector, que neste ano de 2020 completaria 100 anos de vida, que diversos autores prestaram sua homenagem a escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira.

750-salvador-clarice-lispector-painel-centro-historico-202011301535466

Com isso a Flip criou uma programação paralela ao programa principal, a Flip+, que é realizada em conjunto com empresas, instituições e organizações parceiros do evento, que neste ano será totalmente virtual, em que os parceiros realizarão encontros online em uma programação variada de conversas e entrevistas, abarcando em diversas áreas da literatura e das artes, da ficção à filosofia.

A Flip+ tem o objetivo de reunir os parceiros da festa, em uma programação integra e especial preparadas por cada afiliado do evento, como a EDP, Embaixada da França, Itaú Cultural, Itaú Social e a SECEC, que trará a Festa uma vasta programação com diversas atrações e convidados, durante todos os dias do evento.

48260039501-14c0fb73e9-h

Os encontros literário da Flip 2020 está acontecendo todos os dias até a domingo, com ampla programação para todos os amantes da arte e da literatura, afinal são quase 20 anos de Festa e mesmo com essa pandemia, a arte não pode parar. Todos os encontros das ruas a céu aberto, foram transportados para internet, em um evento que se aprofunda com sua ações voltados ao território e de caráter educativo que a Flip realiza durante o ano todo em Paraty.

Para mais informações sobre a Flip 2020, acesse os endereços abaixo:

Site | Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s