Mortal Kombat – Novo longa da franquia gera o “efeito manada” de críticos no YouTube

mortal-kombat-poster-oficial-do-filme

O longa inspirado na franquia de Mortal Kombat têm previsão de estreia para o próximo dia 15 de Maio nos cinemas nacionais, todavia, este tem recebido uma enxurrada de críticas negativas por grande parte dos canais do YouTube que falam sobre séries, filmes e animes.

De forma tendenciosa, canais grandes e pequenos lançam reações com críticas somente negativas sobre um produto que ainda nem estreou no país, deixando o público receoso quanto a qualidade do longa em breve nos cinemas brasileiros.

scorpion-sub-zero-mortal-kombat

Agora, porque acontece essa unanimidade numa plataforma com inúmeros canais de reações e críticas, seria realmente o produto de qualidade duvidosa ou há algo que faz uma “Maria ir com as outras” no YouTube.

Existe um ditado que ficou bastante conhecido esse ano chamado “efeito manada“, funciona da seguinte forma. Existe um grupo e várias possibilidades de direcionamento de opinião, porém no meio sempre há um alvo fácil que torna se o direcionamento da opinião de todos.

Jax-Briggs-readying-to-perform-a-Thunder-Clap-in-Mortal-Kombat-2021

Portanto, o YouTube com canais relacionados a assuntos nerds focado especificamente na crítica de filmes fazem esse sistema para engajar seus vídeos, dessa forma conseguem avaliações e exposições de seus conteúdos.

É perigoso por deixar o público receoso sobre consumir um produto com potencial para fazer sucesso, também é mentiroso por retratar uma opinião falsa do interlocutor, visto que ele apenas opinou dessa forma para ter seu vídeo enganado numa maré de busca.

Com isso, o YouTube também acaba sendo uma plataforma homogênea sem qualquer diferença entre canais de mesmo conteúdo. É aceitável a crítica construtiva desde que seja feita de maneira inteligente e diferenciada da maioria, mas quando esta é indefensável, daí não passa de algo enlatado feito para engajar.

Portanto é necessário avaliar primeiro se vale a pena criar um conteúdo crítico sem o peso da escolha do público, deixando a crítica pesada suficiente a ponto de ser indefensável, no caso do filme em questão, inaceitável sem condições de ser visto.

CWRkn-BK4yc-D68-CXyen-MMz-B-1200-80

A final ninguém que crítica ou avaliar gostaria de ter seu canal ou conteúdo na linha de frente de críticos ferrenhos que apontam somente defeitos ao invés de apontar qualidades ou deixar a crítica maleável passiva de opiniões do público alvo que acompanha o canal e seu criador de conteúdo.

Em breve o longa chega por aqui, e nós iremos introduzir à todos nesta mega produção dirigida por Simon McQuoid, a partir do roteiro escrito por Greg Russo e Dave Callaham, fundamentada na história criada por Oren Uziel, com base no videogame criado por Ed Boon e John Tobias.

por Daniel Guimarães

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s