O talento ímpar e irreverência incomparável de Roy Halston Frowik, tornou o garoto tímido do interior de Iowa, nos Estados Unidos, no maior e referente designer de moda da década de 1960 e 1970, criando produções que vestiram renomes da cena pop naquela época, como Kim Novak e Gloria Swason, além de ser amigo íntimo da cantora Liza Minnelli.
Halston começou ainda criança, por influência da avó materna, a criar chapéus para sua mãe, que estava sempre triste e infeliz, pela as asperezas de seu marido, na forma que ele a tratava e também à seus filhos. Então, o pequeno Roy usava destes dotes para alegrar e pôr em prática seu talento significativo que já estava se aflorando desde então.
O jovem menino cresceu, e foi estudar artes na grande cidade, trabalhou como vitrinista e foi ganhando notoriedade no cenário da moda, conquistando seu espaço e abrindo um loja com seu próprio nome, confeccionando chapéu até mesmo para a então primeira-dama do país, Jacqueline Kennedy, tornando-o um ícone da geração e conquistando à todos, de personalidades de Hollywood a pessoas comuns.
Com toda essa fama e grana que ele conquistava, as festas, bebedeiras e drogas foram uma ponte para manter sua criatividade e produtividade, até que o consumo ficou desenfreado, e Halston perdeu o controle da sua própria vida, atrasando em seus compromissos de negócios, deixando amigos na mão, assim como agentes e empresários, vendeu até seu nome para assegurar e se manter no topo, mas era tudo que ele não deveria ter feito, pois nosso nome é único bem autêntico e original que diz quem somos de verdade. Porém, Halston, estava mais preocupado em produzir e brilhar diante aos holofotes, do que resguardar em certas circunstâncias.
Infelizmente, o estilista descobriu o quão seu nome era importante, apenas no final de sua vida, quando já estava demitido da própria empresa, e sem poder expandir sua licença criativa profissionalmente, ele percebeu quanto um nome não é um nome, mas a essência singular de um indivíduo. Então, ele vendeu tudo que tinha, e acabou a vida viajando pela costa californiana, até faleceu em 1990.
Na minissérie Halston, disponível no streaming da Netflix, criado por Sharr White, baseado no livro “Simply Halston”, de Steven Gainer, mostra o drama deste artista que só queria criar, curtir e viver a vida da maneira mais intensa que há, com seus prazeres e anseios, traduzidos de forma eminente em suas coleções, leves e minimalistas.
A série é estrelada por Ewan McGregor, como Halston; Rebecca Daya (Elsa Peretti); David Pitty (Joe Eula); Krysta Rodriguez (Liza Minnelli); Gian Franco Rodriguez (Victor Hugo) e Bill Pullman (David J. Mahoney). Dirigido por Daniel Minahan e produzido por Ryan Murphy.