Fernanda Montenegro – A dama eminente da cultura pop brasileira

fernanda-montenegro

Fernanda Montenegro é sem dúvida uma das maiores atrizes do Brasil atualmente, já esteve presente em diversas mídias, onde ela foi sucesso absoluto, entregando-se de corpo e alma, seja nas telinhas, telonas, tablado, ou literatura. Ainda, a atriz foi a primeira artista latino-americana e a única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz, quando foi indicada por sua brilhante atuação em Central do Brasil (1998), o único longa de língua-portuguesa a estar presente nesta categoria.

A atriz começou sua carreira em 1950, na peça teatral Alegres Canções nas Montanhas, ao lado de seu marido, Fernando Torres, seu brilhantismo foi exuberante, que logo foi contratada pela TV Tupi no Rio de Janeiro, foi nesta época que ela trocou seu nome verdadeiro Arlette, pelo artístico, já que a emissora achava muito comum e precisava de algo mais forte e chamativo, foi então que escolheu Fernanda, desde então, o sucesso foi eminente.

fernanda-montenegro-a-falecida-1965

Entre peças teatrais, telenovelas e obras cinematográficas, seu currículo somam diversas performances, totalizando 160 peças apresentadas apenas no Grande Teatro Tupi. Por isso, ela é considerada uma das grandes damas do teatro brasileiro, tendo recebido diversos prêmios ao longo da carreira.

24709629

Apesar de não ter ganho o Oscar, Fernanda Montenegro recebeu inúmeros prêmios, nacionais e internacionais ao longo de sua carreira. Em 1999, ela foi condecorada com a maior comenda civil do país, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, “pelo reconhecimento ao destacado trabalho nas artes cênicas brasileiras”, entregue pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. A artista ainda ganhou cinco o Prêmio Molière, também recebeu três vezes o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, e ainda o Urso de Prata no Festival de Berlim de 1998, pela interpretação de “Dora” no filme Central do Brasil de Walter Salles, rendendo a indicação ao Oscar daquele mesmo ano, faturando no ano seguinte o Globo de Ouro, de melhor atriz em filme dramático, entre outros condecorados à crítica americana.

b208b0133e

A atriz e escritora em 2013, adentrou entre as celebridades mais influentes do Brasil, estando na posição 15ª, segundo a revista Forbes, e nas Olímpiadas no Rio de Janeiro em 2016, Fernanda Montenegro declamou o poema “A Flor e a Náusea”, de Carlos Drummond de Andrade.

Teresa-Fernanda-Montenegro

Em 2017, a atriz foi a grande homenageada na CCXP, celebrando os longo anos de sua carreira e contando um pouco ao público do evento sobre sua trajetória artística, comentou sobre a situação do teatro brasileiro atualmente e ainda assumiu seu lado nerd, contando suas referências nos quadrinhos, com Flash Gordon.

https://platform.twitter.com/widgets.js

No ano de 2019, Fernanda lançou sua autobiografia Prólogo, ato, epílogo pela editora Companhia das Letras, em parceria com Marta Góes. Ela ainda é uma grande incentivadora das artes brasileiras, apoiando fielmente qualquer forma de expressão artística. Em 2021, a atriz leu seu desabafo sobre a tragédia do incêndio na Cinemateca Brasileira em São Paulo.

Uma artista excepcional, que não merece jamais ser esquecida, e têm de abrilhantar a arte e a cultura nacional a cada dia, por isso, recentemente, Fernanda Montenegro encaminhou ao presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, uma carta mostrando interesse em ocupar a cadeira número 17 da instituição, que era ocupada pelo diplomata e escritor, Affonso Arinos de Mello Franco, que morreu em 2020.

Confira a carta na íntegra:

Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Academia Brasileira de Letras, acadêmico Marco Lucchesi.
Venho, por meio desta, comunicar minha inscrição como candidata à cadeira nº 17 da Academia Brasileira de Letras, na sucessão do saudoso Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco.
Respeitosamente,
Fernanda Montenegro (Arlette Pinheiro Monteiro Torres)”.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s