Essa pandemia levou muitas pessoas embora, e também deixou outras tantas desamparadas, sem acesso a consumos comuns do dia a dia, levando-os a situação extrema de necessidade e pobreza. Assim sucedeu com a família do skatista e empresário da marca de skate RCSSKT, Rico Cabral, que faleceu em junho de 2021, decorrente à Covid-19, e hoje sua esposa Fabiana e seu filho Benício, de 1 ano e 3 meses, passam dificuldades financeiras, já que a renda superior de casa, não chega mais.
Visando em apoiar essa causa, galerias, artistas e empresários do Beco do Batman se juntaram para fundar o Movimento de Valorização do Beco do Batman, desenvolvendo um projeto artístico, idealizado mas em prol a ajudar a família de Rico.
O skatista que além de ser muito conhecido na cena dos skates, era empresário, quando criou em 2004 a a marca RCSSKT – Respeito Com o Skatista SKATEBOARD, mas durante a pandemia, Rico acabou fechou suas lojas, e posteriormente, contraiu o vírus, e veio a morrer meses depois, deixando-os seus entes queridos, em sua situação delicada e difícil financeiramente.
Ao saber desse drama real, uma galeria de arte do Beco do Batman comprou 50 shapes da antiga loja de Rico e articulou um projeto em conjunto com o Movimento de Valorização do Beco do Batman, reunindo artistas urbanos, galerias, restaurantes, esportistas, bares e lojas do Beco do Batman para ampliar a ajuda à família de Cabral.
A mostra contará com mais de 40 artistas da arte de rua paulistana, entre esses Binho, Enivo e Mari Pavanelli, e esportistas foram convidados para criar obras de arte a partir dos shapes de Rico, e conta com diferentes ramos de atuação situado na região participando da ação, como ZIV Gallery, A7MA Galeria e Alma da Rua. Depois de 15 dias, estarão em exposição em bares e restaurantes do Beco.
O Movimento de Valorização do Beco do Batman visa justamente se organizar e valorizar distintas formas artísticas residentes dentro do Beco, valorização a arte local da região, e expandindo a essência e autenticidade da galeria de arte urbana a céu aberto que há por lá.
Os shapes ficarão expostos por 15 dias, a partir do dia 12 de novembro, nas galerias e estabelecimentos do Beco do Batman, em que alguns serão vendidos e outros leiloados, e o dinheiro arrecado será dividido entre a família de Rico, os artistas participantes e para o movimento BECO do BATMAN.
SERVIÇO
Galerias participantes:
ZIV Gallery – R. Gonçalo Afonso, 119 – @zivgallery
A7MA – R. Medeiros de Albuquerque, 250 – @a7magaleria
Alma da Rua – R. Gonçalo Afonso, 96 – @galeriaalmadarua
Estabelecimentos participantes:
Bar D. Nina, Rua Fidalga, 212;
@Becoartes, Rua Gonçalo Afonso, 99;
Casa de Comade, Rua Gonçalo Afonso, 111;
Charles Dog, Rua Medeiros de Albuquerque, 97;
KMM Management Ltda, Rua Medeiros de Albuquerque, 23;
Madruguinha Coffee Shop, Beco do Batman;
Quintal D’Elas, Rua Gonçalo Afonso, 102;
Santa Madaloka, Beco do Batman;
Vrau Smash Burger, Rua Girassol, 185;
Zero bar sp – @zerobarsp, Rua harmonia, 26;
Buena Vista Barber Club, Rua Girassol, 228.
Para mais informações: @movimentovivabecodobatman