Há alguns meses atrás, mais precisamente em Julho de 2021, o filme francês intitulado The Deep House, dirigido por Alexandre Bustillo e Julien Maury foi lançado. E logo nas primeiras imagens do teaser, não consegui evitar de ver a semelhança entre ele e o livro de Uma casa no fundo de um lago.
Embora o título e a premissa do enredo de ambos serem parecidos, essa não é mais uma crítica de uma obra literária que ganhou versão cinematográfica, antes fosse.
The Deep House, é um filme de terror que mistura os pontos clássicos de lugares amaldiçoados, com aventuras submarinas, e claro, um thriller sobrenatural de sobrevivência.
As ideias gerais do longa são muito boas, e despertam a atenção do telespectador. Um mistério é construído em cima do roteiro, mas em algum momento isso acaba se perdendo, e algumas cenas acabam tomando um rumo diferente.
A trama é acompanhada por Ben e sua namorada Tina, interpretados por James Jagger e Camille Rowe, um casal de youtubers que estão em busca de lugares com histórias místicas. Ben é um historiador americano, e viaja para a Europa com Tina que é francesa.
Após visitarem um asilo Ucraniano supostamente assombrado, afim de garantir alguns likes para seu canal no Youtube, eles descobrem que o local não é tão assustador assim como pensavam. Tina então, sugere que eles sejam apenas turistas comuns e aproveitem as maravilhas da cidade, Ben não curte muito a ideia mas decide aceitar. Ao chegarem em uma praia, eles conhecem um morador local que indica a eles uma casa submersa em um lago na França. A curiosidade fala mais alto, e ambos partem em busca desse novo lugar misterioso e assombrado.
O filme apresenta momentos de muita tensão, figuras fantasmagóricas debaixo d’água e acontecimentos bizarros que envolvem os antigos moradores daquela casa nos anos 80. O final não acaba sendo tão legal assim, deixando o telespectador com algumas perguntas e bem descontente. Mas, ao assistir algumas cenas, principalmente a exploração submersa, é impossível não fazer a velha e boa comparação com o livro “Uma casa no fundo de um lago” do escritor americano Josh Malerman.
O livro lançado em 2016, conta a história de James e Amélia, dois jovens apaixonados de 17 anos que marcam seu primeiro encontro romântico em um passeio de canoa.
Os dois passam o dia se conhecendo melhor nessa canoa, conforme o dia avança eles passam a explorar mais os lagos das proximidades, chegando a um lago especifico bem escondido.
Qual não foi a surpresa de ambos, ao perceberem que no fundo desse lago havia uma casa. E não era uma casa simples, ela possuía dois andares, entrada com portão, portas, janelas e até uma piscina.
Muitas questões começam a surgir na cabeça deles, e o que era um encontro romântico, se torna uma exploração secreta. Afinal, quem iria acreditar se eles contassem que encontraram uma casa completa no fundo do lago.
A história central do livro gira em torno da exploração da casa, regada de muitos detalhes e acontecimentos misteriosos. James e Amélia ficam cada vez mais viciados na casa, e o final deixa o leitor intrigado.
No Brasil, o livro é distribuído pela editora Intrínseca e o filme é produzido pela Blumhouse Productions e distribuído pela Epix, e está disponível para locação no Youtube.
Por Bruna Vidal