Começou no final de janeiro, celebrando o dia do quadrinho nacional, comemorado dia 30 de janeiro, a Semana do Quadrinho Nacional de Manaus – MAO, que iniciou dia 29 de janeiro e vai até o próximo domingo dia 6 de fevereiro, em diversos pontos da capital da Amazônia. Esse evento tem o intuito de divulgar os artistas brasileiros, mas principalmente da região norte.
O evento organizado por Evaldo Vasconcelos, Sâmela Hidalgo, Rita Flor e Geovan Motter, se reuniram para propagar os ilustradores e roteiristas da região norte do Brasil, pois como sabemos em nosso país há pérolas artísticas espalhadas por cada canto, então eventos desse tipo são sempre úteis e alusivos em divulgar essa cultura que que a cada ano surge um novo talento nesta área.
A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus, está em sua quarta edição, e é um evento que celebra junto com os artistas brasileiros e suas obras, contando o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Além de ter sido comtemplado pelo programa Cultura Criativa – 2021, com Prêmio Amazonas Criativo do Governo do Estado do Amazonas, um evento para celebrar a produção da nona arte nacional.
O MAO começou em 2019, com o grupo Ajuri, na qual pretende apresentar ao público e aos fãs de quadrinhos, os artistas amazonenses. O evento busca divulgar a produção local, estimular o aperfeiçoamento dos quadrinistas e ampliar o contato dos artistas de diversas regiões do país.
Neste a programação conta com exposições, um Artists’ Alley com artistas locais e nacionais, lançamentos de livros e revistas, oficinas, palestras e mesas de autógrafos, além de grandes convidados, como a colorista Fabi Marques, o ilustrador e quadrinista Paulo Moreira, o professor, pintor e quadrinista Gidalti, o roteirista premiado Wagner William, os quadrinistas da Black Eye Tieê Santos e Ademar Vieira, e o Levi Gama da Buriti Gama.
O pôster oficial do evento foi assinado grande ilustrador Shiko e o evento está ocorrendo na capital amazonense a programação deste ano iniciou no dia 29/Janeiro, e vai até o dia 6/Fevereiro, na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista e na Casa das Artes.
Para mais informações sobre o MAO, acesse os endereços abaixo: