O dinamismo e colaborativo tornou ‘Left 4 Dead’ é um dos games mais exitosos na comunidade gamer

image host

Left 4 Dead é um jogo de sobrevivência e tiro em primeira pessoa (FPS), com multiplayer cooperativo. Inicialmente desenvolvido pela Turtle Rock Studios, ela passou a fazer parte da Valve em 2008 e com a Source Engine da Valve e toda a equipe dela, o primeiro game da franquia foi lançado em 2008 para PC, Xbox 360 e Mac OSX. Já Left 4 Dead 2 não tardou a chegar com o sucesso de seu antecessor, sendo lançado já em 2009.

O jogo segue uma linha conhecida como arcade, na qual o jogo não procura ser realista como Rainbow Six, onde um tiro já é o suficiente para te matar. Porém, isso não significa que o jogo seja ruim. Left 4 Dead, principalmente o segundo, foi um dos maiores sucessos da Valve. Desde então se espera uma continuação, que a empresa nunca fez.

O jogo é lembrado até os dias de hoje e usado como referência quando algo parecido é proposto no mercado de games. Inclusive, recentemente Back 4 Blood veio como um sucessor espiritual, o terceiro que nunca tivemos, se vendendo como um jogo feito por aqueles que tinham feito os Left 4 Dead na Valve.

Hoje em dia, a Valve colocou todo o conteúdo de Left 4 Dead 1 no 2, ou seja, se alguém for comprar o jogo hoje em dia vale apenas comprar o 2 que nele você terá o 1 também. O jogo tem os modos campanha, mutação, realismo, realismo, sobrevivência, busca e coleta. Lembrando que dentro da Campanha se encontram 14 mapas diferentes para fazer.

Você irá controlar um dos quatro sobreviventes (Bill, Francis, Zoey e Louis do 1 e Ellis, Rochelle, Coach e Nick  – do 2). Não há diferenças entre eles, todos os sobreviventes fazem as mesmas coisas e podem utilizar as mesmas armas, então tudo depende da habilidade do jogador. Você pode utilizar armas de fogo como pistolas, metralhadoras, lança granadas, entre outros, armas brancas como katana, taco de beisebol, entre outras, e bombas como pipebombs, molotovs e mais. Também podem ser utilizados kits de cura, desfibrilador, pílulas, injeção de adrenalina, tudo isso e mais você encontrará durante as fases.

image host

O design das fases são muito bem feitas, não são tão complicadas ao ponto de os sobreviventes ficarem perdidos, sendo até que bem intuitivo e dando uma sensação de progresso. Mas as fases brilham mesmo quando se joga o famoso modo versus, onde um grupo de quatro jogadores irá tomar o controle dos infectados especiais para enfrentar outros 4 que serão os sobreviventes. Ao término da fase o controle dos personagens se inverte (quem era infectado vira sobrevivente e vice-versa), ganhando a equipe que tiver mais pontos. Os designs das fases são ótimos para esses embates de time contra time, de forma que nenhum dos times se sentem prejudicados devido o design. Ou seja, para ser bom, tem que jogar, principalmente, em grupo.

Left 4 Dead é um dos jogos que mais necessita trabalho em equipe e você é encorajado para tal. Enfrentar as hordas de infectados e os infectados especiais não é uma tarefa fácil. Mas um bom trabalho do time, ajuda a deixar o jogo dinâmico, divertido e muito recompensador. Para os infectados especiais temos o Boomer, Hunter, Smoker, Tank, Witch, Charger, Spitter e Jockey. Cada um deles tem uma jogabilidade própria, com vantagens e desvantagens, tirando a Witch que é a única que nenhum jogador pode ter o controle.

image host

A história do jogo é contada de uma forma indireta. É vendo o que se tem escrito pelas fases, o que os personagens falam conforme a campanha vai rolando. Com isso, muita coisa é interpretativa, mas isso não significa que seja ruim em si. Com personagens bem carismáticos e um gameplay muito bom, esse mistério em relação ao enredo acaba deixando só mais um gostinho de quero mais, o que faz muitos fãs fazerem teorias e esperarem, provavelmente até os dias de hoje, uma sequência para o jogo que aparentemente nunca teremos.

A verdade é que esse jogo, mesmo sendo de 2009, é tão bem feito e bem pensado que eu poderia me fazer ficar aqui “perdendo” muito tempo falando sobre ele. Esse é um jogo que eu recomendo muito até os dias de hoje, inclusive todos que tentaram ser um “novo Left 4 Dead” geralmente não chegaram nem perto da qualidade do original. Caso queira jogar, o ideal é arrumar amigos para isso, pois infelizmente o jogo se encontra meio… abandonado. Você dificilmente vai conseguir entrar em salas publicas com vários jogadores.

Mas então, por que eu gastei tanto tempo para falar de um jogo de 2009, que, apesar de ainda ser muito bom, jogar com outras pessoas só irá conseguir se chamar amigos para isso? Bem… Porque em 2021 foi lançado um jogo que não só prometia ser o sucessor de Left 4 Dead, mas ele supostamente teria sido feito pela equipe que também fez o próprio.

A Turtle Rock Studio estava a princípio desenvolvendo o Left 4 Dead. A Valve, vendo o potencial no produto, acabou adquirindo o estúdio e a propriedade intelectual. Com isso o jogo em si também teve uma repaginada na época, até virar o Left 4 Dead que conhecemos hoje.

image host

Recentemente essas pessoas saíram da Valve e conseguiram usar o nome Turtle Rock Studio, entrando para a publicadora Warner Bros. Interactive Entertainment. E ali, foi feito Back 4 Blood. Agora que você conhece um pouco desse jogo chamado Left 4 Dead, que em sua época foi um dos melhores jogos e ainda hoje se surge rumor de um terceiro, capaz de chamar a atenção de toda a comunidade gamer, e reacender a esperança em muitos, talvez agora conhecendo esse gigante que foi e é Left 4 Dead, podemos olhar para o mais novo Back 4 Blood.

Uma coisa é certa, Left 4 Dead é um jogo amado e que recomendo ser jogado mesmo nos dias de hoje. Claro, você provavelmente não terá a mesma experiência da época de quando o jogo era bem mais vivo, como ter várias salas e conhecer e enfrentar várias pessoas diferentes. Porém ainda é um jogo muito divertido e se você conseguir sete amigos, pode ter uma verdadeira aventura no modo versus, ou só com três uma aventura no coop.

por Melissa Pinto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s