Depois de uma pausa de seis anos, sem lançar nada inédito, os californianos da Red Hot Chili Peppers, retornam a cena musica com um álbum repleto de referências viscerais, em Unlimited Love, que carrega uma pegada psicodélica e autêntica influenciado pela década de 1970.
Além disso, o compacto traz a reestreia de John Frusciante como guitarrista da banda após de mais de 15 anos, e também o retorno do produtor e amigo de longa data Rick Rubin, que já colaborou com Johnny Cash e Adele, e caminha com Red Hot Chili Peppers há 30 anos.
Sobre o novo álbum a banda revela que “nosso objetivo é se perder na música. Nós passamos milhares de horas, juntos e individualmente, nos aprimorando e compartilhando para fazer o melhor álbum que pudéssemos. Nosso radar apontou para o divino, o cosmos, e estamos tão gratos por essa chance de estarmos juntos novamente na mesma sala, mais uma vez, tentando nosso melhor. Passamos dias, semanas, meses ouvindo um ao outro, compondo, tocando e fazendo arranjos para que tudo tivesse um propósito. Os sons, ritmos, vibrações, palavras e melodias nos enlouqueceram. Decidimos ser uma luz para o mundo, para animar, conectar e juntar as pessoas. Cada música do novo álbum é uma faceta nossa, refletindo nossas visões de universo. Essa é nossa missão de vida. Trabalhamos, focamos e nos preparamos para que essa onda gigante viesse, e estamos prontos para surfar nela. O oceano nos presenteou com a onda perfeita, e esse álbum é a soma e o caminho das nossas vidas. Esperamos que vocês gostem”.
O primeiro single deste álbum Black Summer, faz parte da trilha sonora de Mandalorian, e já atingiu a marca de 25,9 milhões de streams e mais de 25 milhões de views no clipe oficial, que contou com a direção de Deborah Chow, responsável também por assinar a direção da série, e ainda conquistou o primeiro lugar da Billboard, se tornando “a maior escalada do chart desde 2020”. E agora, a banda lança o segundo single com um videoclipe inédito da faixa These Are The Ways.
“Quando começamos a compor o material, estávamos tocando músicas antigas como Johnny Watson, The Kinks, The New York Dolls, Richard Barret e tantos outros. E gradualmente começaram a surgir novas ideias, transformamos acordes em canções, e depois de alguns meses, tudo estava aqui. O sentimento de diversão que tivemos enquanto estávamos tocando para outras pessoas nos acompanhou o tempo todo em que estivemos compondo. Pra mim, esse álbum representa nosso amor por isso, e a nossa em fé em nós mesmos”, comenta Frusciante sobre a primeira experiência de estúdio como um Red Hot Chili Pepper desde a saída dele, em 2006.
Com este disco, a banda entra em turnê pela Europa e América do Norte (Estados Unidos e Canadá), no meados de 2022, e ainda neste ano, eles foram condecorados com uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood, no último dia 31 de março.