A Luz na Escuridão – Uma inspiradora história de coragem e humanidade

naom-59f71725ee154

Essa obra foi escolhida pela atriz Reese Witherspoon para agregar seu clube do livro, e trata da real de uma época sombria nos tempos da Segunda Guerra Mundial, onde judeus tinham que se esconder ou fugir para poder se proteger. O livro A Luz na Escuridão, foi lançado em julho de 2020, pela autora norte-americana de Sharon Cameron.

O enredo traz a mesma pegada de histórias como o livro A Menina que Roubava Livro e o filme Retratos da Guerra, disponível na Netflix e as obras sobre a jovem Anne Frank.

O copilado traz a jovem Stefania, uma jovem católica que trabalhava na loja da família do Diamant na loja da família em Przemysl, na Polônia, que encantava o coração de todos, e acabou encantando um dos filhos de seu padrão, o Izio. Porém havia um problema, eles eram judeus, ainda mais em uma época em que eles eram caçados e mortos pelos nazistas, sem dó e piedade.

476e1581-45d2-4eb3-905f-cb3caab73a31-CR0-0-300-300-PT0-SX300-V1

Estava tudo indo bem, quando o exército alemão invade Przemysl e os Diamant são obrigados a irem para um gueto e Stefania fica sozinha em uma cidade ocupada, a única pessoa que restou para cuidar de Helena, sua irmã de seis anos. E então há uma batida na porta, o irmão de Izio, Max, havia pulado do trem a caminho de um campo de concentração.

Então Stefania pega sua irmã pequena e tomam a decisão de esconder Max e mais doze judeus, sempre com medo de quem possa bater na porta delas, já que isso pode significar suas mortes. Mas até em um dia dois oficiais nazistas, que estavam requisitando moradia para membros do exército alemão para abrigar a equipe do hospital que havia abrido do outro lado da rua, bate na porta.

1486708

Stefania ficou em choque, pois estava escondendo 13 judeus em seu sótão e agora iria abrigar duas enfermeiras nazistas, mas apesar dos males, ela não via como atrito, mas sim para ajudar as pessoas, apesar de que sua vida estava correndo perigo, ela escolheu a coragem e humanidade ao esconder treze judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

A Luz na Escuridão é uma obra de compaixão e humanidade, que mostra poder da humanização das pessoas, pois você não precisa ser de um determinado grupo, para ajudar e acolher, basta ser humano e ter o coração puro, cheio de amor e não separar as pessoas por gêneros, classes sociais e etnias, mas sim ver todos como seres humanos que somos.

c5ed1f05-4633-4da5-9c03-2e1d1dfab41e-CR0-0-300-300-PT0-SX300-V1

O livro está disponível em diversas livrarias e e-commerce e foi lançado aqui no Brasil pela editora Globo Alt e recentemente foi tema do clube do livro de uma das atrizes que propagada a literatura e arte pela web, a eterna Elle Woods de Legalmente Loira, a estrela Reese Witherspoon.

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s