Quem nunca foi o aluno novo e teve que se adaptar e enturmar com os outros estudantes na escola, mesmo sendo brincalhões e até um pouco cruéis? Ainda mais com quem está chegando agora na turma e mal sabe por onde começar a interação.
A mestre em educomunicação pela USP, Natália Sierpinski, reuniu experiências pessoais junto com a quadrinista e professora Vivi Melancia, para desenvolver uma história em quadrinho, que irá tocar em um tema preciso e delicado, como bullying, preconceito e sexismo no ambiente escolar. Levando de maneira interativa e comovente, quão preconceito pode afetar a rotina e vida não apenas escolar, mas pessoal de quem está criando seu caráter.
A obra começou a ser produzida pela Natália em 2020, concluindo o roteiro em 2021. Neste mesmo ano, Vivi iniciou com as artes do projeto.
Mas a ideia deste veio bem antes, quando Nati estava concluindo seu TCC, e resolver pensar sobre as questões de gênero na educação. Desde então, ela resolveu focar nesta ideia e estudar mais sobre roteiros com o quadrinista Rafael Calça, e o parecer da HQ recebeu feedbacks positivos em relação a história, foi quando ela convidou a Vivi para produção das artes para desenvolver e lançar o quadrinho.
A HQ Afeto será lançada no segundo semestre de 2022, mas a partir do dia 20 de maio, as autoras irão publicar toda sexta-feira entre junho e julho as páginas da obra – uma por semana -, para assim trazer afetividade e mobilizar alunos, professores e pais, a enxergarem que algumas mudanças nas atitudes pode ser primordial para a convivência entre todos na escola, e também na sociedade.
Para ler as primeiras páginas e conhecer um pouco mais sobre o projeto acesse tapas.io e confira esse trabalho intuitivo e singular na cena da nona arte e da educação.