James P. Starlin, ou mais conhecido no meio da nona arte como Jim Starlin, é um autor e quadrinista norte-americano que começou sua carreira na década de 1970 nas mais importantes editoras de quadrinhos dos Estados Unidos – Marvel e DC Comics. Conhecido por ser criador do Thanos, Drax, Destruidor, Shang-Chi, Starfox e da série Dreadstar, além de escrever histórias como Batman: Morte em Família, Odisseia Cósmica, Desafio Infinito e reformulações bem-sucedidas do Capitão Marvel e de Adam Warlock para a Marvel Comics.
Jim iniciou sua trajetória escrevendo e desenhando diversas publicações, começou trabalhando para grandes autores da área como Roy Thomas e John Romita na Marvel Comics, fazendo parte de uma geração de artistas e escritores que cresceram como fãs da Era de Prata, influenciado por Steve Ditko e Jack Kirby. Seu primeiro grande trabalho foi como finalizador de O Espetacular Homem-Aranha, e a partir dai ele não parou mais, desenhando três edições do Homem de Ferro, na qual apresentavam os personagens Thanos, Drax e o Destruidor. Além de desenhar a edição do título “cósmico” Capitão Marvel.
Starlin também escreveu uma série de histórias para a antologia de ficção científica Star Reach, na qual foi publicada de forma independente, além de desenvolver suas ideias de Deus, morte e infinito, livre de restrições do braço autocensura das principais editoras de quadrinhos. Jim também desenhou “The Secret of Skull River”, pintado pelo colaborador frequente Al Milgrom , para Savage Tales #5 (julho de 1974).
Agora ele se prepara para desembarcar no Brasil, para o maior festival de cultura pop do planeta, a CCXP 2022, que retorna presencial na primeira semana de dezembro, trazendo muitas atrações e novidades do meio pop mundial e com a presença de Jim Starlin no coração do evento. O artista estará no Artists’ Valley durante os quatro dias.
“Estamos muito empolgados com a presença de Jim Starlin na CCXP. Impossível pensar em sagas espaciais e não lembrar de suas histórias e personagens, cuja importância e repercussão vão além dos quadrinhos e invadem o cinema, séries e a cultura pop como um todo. Os fãs podem esperar painéis incríveis e já podem começar a montar a pilha de quadrinhos clássicos para serem autografados por mais este grande nome das hqs mundiais que estará pela primeira vez no Brasil”, diz Ivan Costa, cofundador da CCXP e curador da programação de quadrinhos do festival.
O autor de 72 anos, ganhador de diversos prêmios e que está presentes no Hall da Fama do Prêmio Will Eisner desde 2017, tendo como seu trabalho mais recente, o retorno de sua criação mais pessoal: o guerreiro intergaláctico Dreadstar, se junta a outros quadrinistas famosos já confirmados para o evento como Mark Waid, Marcello Quintanilha, Fabien Toulmé, Laerte, Julian Totino Tedesco, Ana Koehler, Jim Cheung, entre outros mais.
Para ver a lista completa dos artistas confirmados basta acessar o site oficial .