Angeli é homenageado em exposição inédita no Memorial da América Latina

angeli

O cartunista paulistano Angeli anunciou sua aposentadoria no início de 2022, após ser diagnosticado com afasia alguns anos atrás, fazendo com que o artista decidisse que chegou a hora de parar após cinco décadas fazendo cartum.

Mas, como sua esposa Carolina Guaycuru comentou nas redes sociais do artistas, afimando que ele; “Encerra como cartunista, mas não como artista”. E assim, será, pois para condecorar sua arte e sua obra, o Memorial da América Latina inaugura a exposição Angeli por nós.

autocaricatura

A mostra é uma homenagem ao artista, reunindo 72 ilustrações de desenhistas contemporâneos de Angeli ou que foram influenciados pelo trabalho dele em seus 50 anos de carreira, no Espaço Gabo. Com curadoria assinada pelo presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, Jal (José Alberto Lovetro), e pelo presidente do Memorial da América Latina, Jorge Damião.

Neste Espaço Gabo do Memorial da América Latina todos nós, cartunistas, reverenciamos esse mestre do desenho e criador de personagens inesquecíveis“, declara José Alberto Lovetro.

images-3

A exposição será composta por ilustrações de Angeli reproduzidos por diferentes artistas, como forma de homenagem aos 50 anos de carreira do cartunista, entre esses integram artes de Fernandes, Miguel Paiva, Manga, Baptistão, Fred, J.Bosco, Nei Lima, Amorim, Samuca, Júnior Lopes, Aroeira, Orlandeli e Will, entre outros, em uma mostra representativa para celebrar a nova fase na vida de Angeli, na qual será livre para continuar produzindo sua arte sem amarras.

São muitos os expoentes da ilustração brasileira que tiveram em Angeli sua maior inspiração. A grandeza de um artista está também na capacidade que ele tem de sensibilizar a todos com seu trabalho. Os artistas presentes em Angeli por nós confirmam isto. E assim, reafirmamos, mais uma vez, nosso papel como espaço de reflexão, integração e difusão da cultura e do saber latino-americano“, afirma Jorge Damião.

bordosa

Ainda, a mostra contará bonecos e cenários da produção Dossiê Rê Bordosa (Coala Produções) do diretor Cesar Cabral, além de um Bob Cuspe em recorte de madeira para quem quiser garantir sua selfie com um dos personagens mais icônicos de Angeli.

Serviço
Angeli por nós
Local: Espaço Gabo
Endereço: Avenida Mário de Andrade, 664 – Barra Funda (acesso pelos portões 8 e 9)
Inauguração: 22 de setembro, às 19h
Data: De 23 de setembro a 6 de novembro
Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h
Entrada: GRÁTIS (Sem necessidade de agendamento).

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s