A Editora Draco acaba lançar o financiamento coletivo do quadrinho “Apagão – Fogo nos Fascistas”. A série que está completando 10 anos neste ano de 2022, em que teve sua primeira edição lançada em 2012 em “Imaginários em Quadrinhos – Volume 1”, sendo a estreia do roteirista e editor Raphael Fernandes na Draco, que também completa uma década à frente da maior editora de quadrinhos originais do Brasil.
A série em quadrinhos Apagão narra a história de pessoas com visões políticas diferentes, tentando sobreviver em uma São Paulo sem eletricidade, em que as gangues estão em conflitos, disputando cada espaço importante, fonte de alimento e possíveis aliados. Ou seja, uma São Paulo que vive uma crise de abstinência elétrica e tornando-a completa uma zona de guerra.
Já foram lançados três edições da série – “Apagão – Ligação Direta” e “Apagão – Cidade sem lei/luz”, ambas com arte do Camaleão; e “Apagão – Fruto Proibido” (ganhadora do Troféu Angelo Agostini de Melhor Edição e Melhor Colorista, além de ter sido contemplada pelo ProAC 2019), com arte de Abel e cores de Fabi Marques. Além do áudio-jogo “Apagão – Entre o Lobo e o Cão”, que teve produção da Rede Geek e narração de Guilherme Briggs.
Agora eles estão lançando o nova história com roteiro de Raphael Fernandes e arte de Dilacerda, a quarta publicação da série Apagão coloca o protagonista Mandrill novamente no centro da trama. A capa foi desenhada por Val Rodrigues e as cores são de Jão Canola.
“Apagão – Fogo nos Fascistas” mostra o mestre de capoeira e le parkour Mandrilll em uma missão para investigar como é possível ainda existir um lugar com eletricidade na São Paulo do blecaute. O que ele não imaginava é que encontraria uma situação que o faria lembrar de algumas das piores memórias de sua infância.
Uma história eletrizante, mostrando como as gangues de fundamentalistas religiosos e fascistas exploram as pessoas em uma megalópole como São Paulo devastada por um blecaute, apresentando uma reflexão sobre a urbanização do trabalho, como fogo no Borba Gato, escravidão urbana e também faz uma homenagem ao movimento dos Entregadores Antifascistas. Este é o retorno dos Macacos Urbanos e o começo da nova fase do quadrinho.
A série está disponível no Catarse até o dia 10 de novembro, contendo 48 páginas coloridas, formato 17 x 24cm, miolo em papel couché e capa cartonada com orelhas, com lançamento na CCXP de 2022, que acontece entre os dias 1º a 4 de dezembro, no Expo São Paulo.