KOBRA AUTO RETRATO – Uma produção intrínseca sobre sonhos e realidade

2955027

Um dos maiores artistas de rua do mundo, o grafiteiro e muralista Eduardo Kobra, teve seu auto retrato transposto num documentário intimista e veemente, em que conta muito mais do que apenas a vida do artista, mas traz questões precisas sobre humanidade e sociedade, tais como violência nas ruas e do preconceito no Brasil.

O documentário KOBRA AUTO RETRATO, dirigido por Lina Chamie, foi selecionado para o 13º Festival de Documentários de Nova York e participou do Festival do Rio e da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e leva ao público revelações inerente de Kobra, entre suas representações e entendimentos em produzir suas obras espalhadas por diferentes cantos do mundo, com sua arte democrática e poderosa explorando e colorindo o entendimento artístico e cultural social.

KOBRA-NOVA-YORK

KOBRA é um retrato arrojado de um artista de rua, sua história e sua intimidade. Eduardo Kobra não é uma pessoa fácil, por isso não foi tarefa fácil fazer um filme sobre ele. Quando damos uma primeira olhada em seu trabalho, ele pode não parecer o artista mais intrigante. Por ser um tanto tímido, como ele mesmo diz, resiste a se revelar. Foi exatamente isso que exploramos como principal material para contar sua história e arte. KOBRA AUTO RETRATO propõe uma viagem na noite, na alma do artista, pois é na relutância em se expor que ele se revela do avesso. Demorou um pouco para ganharmos sua confiança e trabalhamos juntos o máximo que pudemos“, revela a diretora em nota.

kobraau-f02cor-2022110358

O filme traz relatos significativos da vida de Kobra, mas também mostra ensejos utópicos sobre uma realidade díficil e conturbada vivida na periferia paulistana, levando ao público uma obra repleta de preocupações sobre distintas questões sociais, políticas e culturais, tais como Kobra descreve em seus traços nos muros, mostrando as lutas e a emacipação de um artista se viveu o preconceito através de sua arte, superando as dificuldades e ganhando força e voz própria através do conhecimento do privilégio e da responsabilidade de estar nas ruas levando uma mensagem ascendente de esperança em tempos sombrios.

KOBRA AUTO RETRATO chega aos cinemas dia 17 de novembro, mostrando com veemência os acontecimentos se desenrolam entre a realidade e o sonho.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s