Apesar de ser o garoto prodígio de Batman, o jovem parceiro do Homem-Morcego já tem mais 40 anos desde sua primeira aparição na Detective Comics#38 (1940). Sempre aliado e fiel, o ex-acrobata do Circo da Família Grayson – primeiro Robin, a fazer parceria com Batman -, o personagem sempre se mostrou relevante e significativo para o universo de Gotham City.
E para celebrar as quatro décadas de Robin, o editor do blog Fala Animal, também integrante do podcast Mansão Wayne – conhecido por lá como Buddy – e colunista da revista de Mundo dos Super-Heróis, o jornalista Leonardo Vicente preparou uma álbum exclusivo e interativo sobre o menino prodígio, no livro Prodígio – 80 Anos do Robin – O Primeiro Parceiro do Batman, lançado em Agosto de 2022, publicado pela Skript Editora, em um trabalho totalmente autoral e independente, que contou com o apoio do financiamento coletivo para que a produção fosse concluída.
Prodígio – 80 Anos do Robin – O Primeiro Parceiro do Batman é um álbum intrínseco e característico, não apenas para os fãs do ajudante do Batman, mas também para aqueles que são aficionados pelo universo de Gotham City, mostrando sua evolução e participação em distintas mídias, desde os quadrinhos, passando pelos filmes, games e séries, sendo um material preciso e desenvolvido para colecionadores e pesquisadores deste mundo envolto do personagem.
Apesar do livro ser dedicado ao Robin, este, mostra muito bem como a popularidade do Batman só aumentou ao longo das décadas, além das mudanças singnificativa ao cenário de Gotham City, por isso Leonardo realizou uma intensa e árdua pesquisa envolto de livros, revistas especializadas, e HQs já que “pela escassez de entrevistas e também pelos rolos de crédito de criação das histórias até a década de 1950, foi o período mais difícil de pesquisar“, comenta o autor, que após a seleção de materiais conclusivos para produção partiu para as entrevistas conduzidas por ele e pela equipe do podcast Mansão Wayne, como as feitas com Chuck Dixon e Tom Grummett.
O projeto do livro faz parte da coleção jornalística de História em Quadrinhos que a Editora está desenvolvendo, e irá somar a outras duas obras publicadas. Entre essas estão, Os Cavaleiros das Trevas (sobre todas as versões de Batman nos seus 80 anos de HQ) e Bill Finger – A História Secreta do Cavaleiro das Trevas (documentário em quadrinhos sobre a vida do seu criador).
Apesar do livro já ter sido lançado, o autor ainda não havia realizado uma sessão de autógrafos e interação com os fãs do Robin, que a Skript providenciou, e Leonardo realizará uma troca de ideias e autografar durante a CCXP22, no estande da Magic Market dia 03 de Dezembro (sábado), a partir das 16h.
Para os fãs do garoto prodígio esse álbum é imprescindível ter na coleção, pois além de contar suas origens e seu envolvimento com o justiceiro de Gotham City, ainda traz em suas páginas segredos sobre o personagem que iniciou a tradição de parceiros mirins nas HQs.
“A necessidade de criar um personagem que crie conexão com o leitor do film dos anos 1930, ainda predominante criança. Daí se desenvolve no molde para gerações de parceiros-mirins, refletindo as mudanças no mercado, com HQs solos de personagens adolescentes, tramas mais violentas e, hoje, um clima mais nostálgico, mas tratando de temas contemporâneos“, conclui Leonardo.