Jornalista brasileiro realiza uma pesquisa intensa e significativa para celebrar os 80 anos do Garoto Prodígio de Gotham City

robin-batman

Apesar de ser o garoto prodígio de Batman, o jovem parceiro do Homem-Morcego já tem mais 40 anos desde sua primeira aparição na Detective Comics#38 (1940). Sempre aliado e fiel, o ex-acrobata do Circo da Família Grayson – primeiro Robin, a fazer parceria com Batman -, o personagem sempre se mostrou relevante e significativo para o universo de Gotham City.

E para celebrar as quatro décadas de Robin, o editor do blog Fala Animal, também integrante do podcast Mansão Wayne conhecido por lá como Buddy – e colunista da revista de Mundo dos Super-Heróis, o jornalista Leonardo Vicente preparou uma álbum exclusivo e interativo sobre o menino prodígio, no livro Prodígio – 80 Anos do RobinO Primeiro Parceiro do Batman, lançado em Agosto de 2022, publicado pela Skript Editora, em um trabalho totalmente autoral e independente, que contou com o apoio do financiamento coletivo para que a produção fosse concluída.
Prodígio – 80 Anos do Robin – O Primeiro Parceiro do Batman é um álbum intrínseco e característico, não apenas para os fãs do ajudante do Batman, mas também para aqueles que são aficionados pelo universo de Gotham City, mostrando sua evolução e participação em distintas mídias, desde os quadrinhos, passando pelos filmes, games e séries, sendo um material preciso e desenvolvido para colecionadores e pesquisadores deste mundo envolto do personagem.

dickgrayson-17122020-800x445

Apesar do livro ser dedicado ao Robin, este, mostra muito bem como a popularidade do Batman só aumentou ao longo das décadas, além das mudanças singnificativa ao cenário de Gotham City, por isso Leonardo realizou uma intensa e árdua pesquisa envolto de livros, revistas especializadas, e HQs já que “pela escassez de entrevistas e também pelos rolos de crédito de criação das histórias até a década de 1950, foi o período mais difícil de pesquisar“, comenta o autor, que após a seleção de materiais conclusivos para produção partiu para as entrevistas conduzidas por ele e pela equipe do podcast Mansão Wayne, como as feitas com Chuck Dixon e Tom Grummett.

O projeto do livro faz parte da coleção jornalística de História em Quadrinhos que a Editora está desenvolvendo, e irá somar a outras duas obras publicadas. Entre essas estão, Os Cavaleiros das Trevas (sobre todas as versões de Batman nos seus 80 anos de HQ) e Bill Finger – A História Secreta do Cavaleiro das Trevas (documentário em quadrinhos sobre a vida do seu criador).

Apesar do livro já ter sido lançado, o autor ainda não havia realizado uma sessão de autógrafos e interação com os fãs do Robin, que a Skript providenciou, e Leonardo realizará uma troca de ideias e autografar durante a CCXP22, no estande da Magic Market dia 03 de Dezembro (sábado), a partir das 16h.

Para os fãs do garoto prodígio esse álbum é imprescindível ter na coleção, pois além de contar suas origens e seu envolvimento com o justiceiro de Gotham City, ainda traz em suas páginas segredos sobre o personagem que iniciou a tradição de parceiros mirins nas HQs.

A necessidade de criar um personagem que crie conexão com o leitor do film dos anos 1930, ainda predominante criança. Daí se desenvolve no molde para gerações de parceiros-mirins, refletindo as mudanças no mercado, com HQs solos de personagens adolescentes, tramas mais violentas e, hoje, um clima mais nostálgico, mas tratando de temas contemporâneos“, conclui Leonardo.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s