Dona de uma voz inigualável, típica de grandes cantoras de jazz e R&B, Samara Joy, é uma jovem nova-iorquina do Bronx, que cresceu influenciada pelo pai a cantar em corais da igreja e na escola, mas foi após ela compartilhar um video no Tik Tok que ela ganhou notoriedade, conquistando fãs distintos, tal como a cantora Anita Baker e a atriz Regina King.
Após sua super exposição nas redes sociais, e conquistar milhões de “likes”, Samara se consolidou como a maior cantora de jazz da Geração Z, apresentando de uma forma inovadora e difereciadas este estilo a sua geração, através de seu som atemporal e irresistível. Já que uma de suas principais influências são artistas renomados do gêneros, tal como o pianista Barry Harris e as lendas do jazz, Christian McBride e Bill Charlap.
“Acho que talvez as pessoas se identifiquem com o fato de que não estou fingindo, que já me sinto incorporada a isso”, diz Samara. “Talvez eu consiga alcançar as pessoas pessoalmente e nas redes sociais porque é real“, completa a cantora.
Seu primeiro projeto foi lançado em 2021, e conta com composições autorais e viscerais, e o que foi eminente para que ela ganhasse ainda mais vez e oportunidade para levar seu som para uma nova geração, produzindo sons diferenciados e refinados para que em 2022, ela lançasse seu primeiro álbum, Linger Awhile, totalmente composto por ela, com parceria de Jon Hendricks e Gigi Gryce.
O disco pode soar um pouco dessemelhamte aos usuários do Tik Tok, pela vocalização e as técnicas precisas envolto de Linger Awhile, porém suas letras rementes a sua rotina habitual, romances que ela estava lendo, combinando com influências de décadas passada, levando conhecimento e pretensão ao novo ouvinte a mergulhar e se transportar aos sons melódicos e intrumentais de Samara, conectando o longevo com o contemporâneo.
E essa conexão foi realmente magistralmente durante a cerimônia do Grammy 2023, onde a cantora levou não apenas um gramaphone de “melhor álbum de jazz“, mas também o de “artista revelação“, se tornando ainda mais evidente ao redor do mundo, levando com exatidão a cultura jazzística tão cultuada há décadas passadas, e hoje apenas ouvido em clubes e casas de shows segmentados.
Em 2022, Samara iniciou sua turnê, da qual deve passar pela América Latina, e o Brasil está nesta rota musical, com uma apresentação no C6 FEST, festival internacional de música que acontecerá entre os dias 19 e 21 de maio, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Além da artista ainda irá trazer outros músicos consagradores e revelações da cena musical, entre esses, Weyes Blood e o brasileiro Tim Bernardes.