[Cabine da Pipoca] Dunkirk: Um drama real e humano vivido na 2ª Guerra Mundial

Sem duvida muitos cinéfilos e amantes da sétima arte estão ansiosas para Dunkirk, que chega aos cinemas nesta quinta-feira (27), do brilhante diretor Christopher Nolan (“Interestelar”, “A Origem”, trilogia “Batman – O Cavaleiro das Trevas”), um dos cineastas e roteiristas de maior renome do cinema atualmente.

O filme traz como “pano de fundo” a Segunda Guerra Mundial, porém ele apresenta de uma forma poética e impiedosa, as consequências que ela traz aos civis e militares, sem chocar ou usar do sentimentalismo exacerbado, mas de um forma humana e factual, aonde as pessoas que estão em combate também sofrem tanto quão a população geral.

Logo no começo as bombas e tiros já surgem em um ensurdecedor estrondo na tela, e militares ingleses e franceses são encurralados na praia, com o mar às costas, eles devem defender a região e também, a própria vida, pois ataques surgem da terra, do céu e do mar, a qualquer momento da trama.

Um drama baseado em fatos reais, trazendo os momentos mais árduos e provocador de uma guerra diante aos olhos dos espectadores, e Nolan com sua maestria e experiência conseguiu transmitir todas esses impactos em cada cena e também, a cada personagem, pois Dunkirk não tem um protagonista principal, todos estão implicado no mesmo contexto, cada um em sua trâmite, mas que todos complementam ao acontecimento, de civis a militares. Talvez por isso você consegue adentrar a obra, pois se vê parte do filme, em proveito de se preocupar e zelar pelos personagens apresentados.

Além do mais a película traz conceitos técnicos surreais, com enquadramentos perfeitos e fotografia ímpar, e a trilha se encaixando a cada momento da trama, como se fosse algo natural e provecto, sem forçar ou simular qualquer ação recorrente no desenvolver do longa.

Dunkirk traz em seu elenco composto por distinta gerações, dentre os atores estão, Fionn Whitehead, Tom Glynn-Carney, Jack Lowden, Harry Styles, Aneurin Barnard, James D’Arcy e Barry Keoghan, além de Kenneth Branagh, Cillian Murphy, Mark Rylance e Tom Hardy.

A película apesar de serem fatos reais, é um roteiro original baseado no livro de mesmo nome, e traz um lado diferente de outras obras de guerra como escora. A Batalha de Dunkirk – Dunkirk é uma cidade na França – foi uma evacuação histórica de milhares de soldados aliados que foram sitiados pelo exército alemão. O roteiro é do próprio Nolan, que utiliza-se uma combinação excepcional da tecnologia IMAX e a produção fica por conta de Emma Thomas e Nolan, e teve Jake Myers como produtor executivo.

Dunkirk é um filme que fará você não apenas se manter firme e seguro na poltrona, mas que trará uma reflexão diferente sobre uma guerra, não pensando só nos ganhadores ou vencedores, ou em mortes recorrentes no ocorrido, mas fará o espectador ver com os olhos mais humanos e indulgentes um drama angustiante que uma conflagração mundial que conduz nas pessoas.

Ficha Técnica

País: EUA, Reino Unido, França
Classificação: Não definido
Estreia: 20 de Julho de 2017
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan
Elenco: Tom Hardy , Cillian Murphy , Mark Rylance , Kenneth Branagh , Harry Styles.

Sinopse

Do diretor Christopher Nolan (diretor de “Interestelar”, “A Origem” e da trilogia “Cavaleiro das Trevas”) chega o épico thriller de ação Dunkirk. À beira de uma crise, à beira da aniquilação, sobrevivência é vitória!

“Dunkirk” começa com centenas de milhares de tropas britânicas e aliadas cercadas por forças inimigas. Encurralados na praia e com o mar em suas costas, eles enfrentam uma situação impossível à medida que os inimigos se aproximam.

Trailer

Nota: 8,5

Por Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s