[Cantinho Literário] José Aguiar lança a graphic novel “A Infância do Brasil” que mostra momentos histórico da infância ao decorrer dos séculos

Nesta semana vamos falar de uma obra de um autor bastante premiado, que está lançando sua nova graphic novel, “A Infância do Brasil”, que já está a venda nas principais livrarias do Brasil, que foi produzida pelo quadrinista José Aguiar, que já ganhou diversos prêmios, como Troféu HQ Mix e o Prêmio Jabuti, duas premiações bastante importantes da literatura nacional.

A obra é um olhar sobre a história brasileira, não pela perspectiva de grandes eventos, mas através das pessoas comuns, pelo viés da infância, Aguiar narra vários momentos, dando ênfase nas contradições, abusos, descasos, abandonos e outras situações que insistem em não ficar para trás.

A ideia inicial do projeto da obra, começou como uma Webcomic, que foi publicada em seis episódios, com criação do José Aguiar (concepção, roteiro, desenhos e arte-final) e colorida por Joel de Souza, e a HQ propõe uma viagem reflexiva sobre a história de um país ainda em processo de amadurecimento. Cada capítulo aborda as relações das pessoas comuns e a forma como elas se relacionavam com suas crianças dentro dos momentos históricos por elas vividos.

O autor retrata cada época diferente da construção de seu país em cada capítulo, mas sempre focado em uma visão diferente da infância, para nos confrontar com o fato de que nem sempre ser criança era como nós entendemos nos tempos de hoje.

José Aguiar explica o seu objetivo sobre A Infância do Brasil, para entendermos melhor nosso presente; – “O brasileiro de hoje cresceu acostumado com a ideia de que vive num país jovem. Mas inevitavelmente o país está crescendo, amadurecendo e deixando sua infância para trás. Crescer não significa deixar nossa infância de lado. Ela sempre faz parte de nós por se tratar de uma etapa fundamental na vida de todos. Período de experimentação, aprendizado, descobertas, conquistas e, por que não, também de tristezas. Afinal, é nela que se esboça o adulto, o cidadão, o ser humano pleno que faz parte de nossa sociedade. Chegamos a um ponto em que é importantíssimo olhar retrospectivamente e refletir sobre nossa trajetória para compreender de onde viemos, no que nos tornamos e pensar em nosso futuro como nação, ou simplesmente como indivíduos inseridos numa comunidade ou núcleo familiar.”

“A Infância do Brasil” é um lançamento da Avec Editora, e teve consultoria da historiadora Claudia Regina Moreira, que também escreveu textos complementares, contextualizando nossa sociedade desde o século 16 até o 21, formando uma obra que trata de um arco com pequenos personagens que atravessam quase seis séculos de abusos, sexismo, intolerância, preconceito e violência, não só física. O autor define o trabalho não como uma história de grandes feitos, batalhas, tratados, políticos ou soldados.

SINOPSE
“A Infância do Brasil”, o premiado quadrinista José Aguiar lança seu olhar sobre a História do Brasil não pela perspectiva dos grandes eventos, mas pela das pessoas comuns, pelo viés da infância. Nela o autor atravessa nossa história cheia de contradições, abusos, descaso, abandono, entre outras situações que insistem em não ficar para trás. A Infância do Brasil é sobre refletir o presente a partir do nosso passado para, quem sabe, projetarmos um futuro melhor. Esta edição ainda conta com prefácio da historiadora Mary del Priore e textos finais sobre o contexto histórico.

INFORMAÇÕES
título: A INFÂNCIA DO BRASIL
idioma: Português
encadernação: Brochura
formato: 21 x 28
páginas: 96
ano de edição: 2017
ano copyright: 2017
edição: 1ª
autor: Jose Aguiar

Por Priscila Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s